Muitos olhares se voltaram à proteção e preservação dos recursos naturais na manhã dessa segunda-feira, 29, durante o lançamento da Semana do Meio Ambiente 2023 de Santa Cruz do Sul. A programação, que foi organizada de forma coletiva por entidades públicas e privadas, segue até a próxima segunda-feira, 5, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. O tema central deste ano e que foi abordado no evento de abertura é O nosso Cinturão Verde e a qualidade de vida.
A apresentação foi realizada na Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul e contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade e presidente da ACI, César Cechinato, assim como de autoridades, representantes de entidades, organizações locais e da região. “Teremos ricos debates e, mais do que isso, ações e soluções para o nosso presente e para o nosso futuro”, disse.
LEIA TAMBÉM: Leitor reclama de calçada que está há quatro meses oferecendo risco aos pedestres no Bairro Bom Jesus
Publicidade
O secretário também citou a opção pelo tema, que, de acordo com ele, surgiu espontaneamente. “Foi escolhido pela importância que o Cinturão Verde tem para a cidade. Santa Cruz se tornou diferenciada em termos de qualidade de vida, preservação da flora e da fauna, além do diferencial turístico”, apontou.
Cechinato destacou a beleza da área verde do município. “A cidade é reconhecidamente bela por quem a visita, em função do Cinturão Verde, que é visível a todos que estão no Centro. Também é importante lembrar do túnel verde, que é outro diferencial.”
As expectativas para a Semana do Meio Ambiente são as melhores, salientou Débora Leonhardt da Silva, embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) em Santa Cruz. “Que o tema deste ano faça com que as pessoas tenham o sentimento de pertencimento. Às vezes pensamos que a questão ambiental está longe da gente, mas nós somos o meio ambiente”, enfatizou.
OPINIÃO: Cinturão, território cultural
Publicidade
Fazer com que a população compreenda o que é e o que representa o Cinturão Verde é um dos objetivos dos organizadores do evento. “Acho que a escolha do tema foi muito importante para que nós consigamos, de uma maneira mais fácil, alcançar e conscientizar as pessoas sobre as questões ambientais”, antecipou Débora.
Além da apresentação das atividades que ocorrerão durante a semana, o evento dessa segunda-feira contou com a participação de painelistas que trocaram ideias sobre o Cinturão Verde. A primeira a falar foi Patrícia Assmann, representando a Secretaria de Planejamento e Governança de Santa Cruz. Ela explicou questões técnicas do Cinturão Verde como tamanho da área, o que acontece em caso de ocupação, além do plano diretor de demarcação do território. “Não é somente uma área de preservação, faz parte da identidade do município”, sublinhou.
LEIA MAIS: Santa Cruz do Sul inicia Semana do Meio Ambiente
Publicidade
Na sequência, quem falou foi o doutorando em Tecnologia Ambiental na Unisc, Patrik Gustavo Wiesel. A partir de uma apresentação com imagens, o pesquisador explicou sobre a biodiversidade do Cinturão Verde. No encerramento, o geólogo, analista ambiental na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e escritor, José Alberto Wenzel, detalhou aspectos históricos do Cinturão. Segundo Wenzel, é necessário avançar nas ações para que a área seja cada vez mais preservada.
A cerimônia de abertura também contou com o lançamento do e-book Cinturão Verde, que foi elaborado pela Associação de Preservação do Meio Ambiente Cayana Vida Silvestre, com o apoio do ILZB Santa Cruz do Sul. A responsável pela apresentação da produção, Tatiana Straatmann, voluntária das duas instituições, afirmou que o material foi elaborado para trazer consciência sobre um dos maiores patrimônios de Santa Cruz. “Para que tenhamos uma base de informações e discussões já existentes. Queremos que os debates evoluam a partir desse material”, ressaltou.
LEIA TAMBÉM: Importância do Cinturão Verde é registrada em foto por vereador
Publicidade
A Semana do Meio Ambiente conta com ações como painéis e palestras com especialistas; gincana e outras atividades em escolas; oficinas de reciclagem; plantio de árvore e distribuição de mudas nativas; rodas de conversa e teatro.
Quem gosta de juntar atividade física com meio ambiente poderá participar de duas atividades no final de semana. No próximo sábado, 3, a partir das 9 horas, será realizada a Caminhada Ecológica, que faz parte da programação. O trajeto começa na Igreja dos Santos Mártires das Missões, em Linha Santa Cruz. Já o evento Dale Bike será no domingo, 4. Para mais informações ou se inscrever nas atividades, é necessário acessar este link.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.