Santa Cruz do Sul

Atenção à saúde e pavimentação: veja o que pedem os eleitores da Zona Norte de Santa Cruz

Melhorias nas estradas, preservação das áreas verdes e atenção à saúde foram alguns dos pedidos dos moradores do Centro e do interior de Santa Cruz do Sul para o próximo prefeito ou prefeita. Já na Zona Norte, a terceira rodada de entrevistas da Gazeta do Sul com os cidadãos evidencia pedidos por manutenção do que consideram estar bom. Além disso, reforço na saúde e esforços por pavimentação de mais ruas ou recuperação das que foram asfaltadas, mas apresentam buracos e desníveis provocados pelo tempo de uso.

A enquete é feita nas ruas, de modo aleatório, e busca entender os anseios da comunidade no período em que a campanha eleitoral se intensifica, por estar perto do fim. O objetivo é auxiliar o futuro prefeito ou prefeita a entender melhor as carências nos bairros e ainda as demandas dos moradores, haja vista que o contato, agora muito próximo, tende a reduzir drasticamente após o início do novo mandato. Já os eleitores podem usar a reportagem para reforçar as cobranças por assistência no futuro.

LEIA TAMBÉM:

Publicidade

O que dizem os moradores da Zona Norte

“Melhorou muita coisa ao longo dos últimos anos. Fizeram asfalto e trocaram a iluminação, mas precisa ainda de algumas melhorias nas ruas secundárias. Segurança nós temos, é uma região sem histórico de problemas; podemos deixar os carros na rua, as casas abertas e a gurizada brincando porque seguido passa a Brigada Militar. Tenho parentes em Uruguaiana e lá é um horror, esgoto a céu aberto, ruas horríveis, aqui nós não temos nada disso. A tarefa do próximo prefeito é manter tudo isso, não pode piorar.”

Geldonir Muniz, 60 anos/Morador do Bairro Universitário

“O que falta aqui é fazer o asfaltamento com qualidade e não com fins políticos. Precisa ser executado com mais tempo e com projetos melhores, sem que os canos de água permaneçam no meio da rua, senão eles estouram e os buracos voltam a aparecer. Pode melhorar a situação de algumas ruas, mas o nosso bairro cresceu de maneira gradual e projetada, então não sentimos falta de muitas coisas.”

Valdir da Silva, 61 anos/Morador do Bairro Universitário

“O Bairro Santo Inácio vem enfrentando alguns desafios relacionados à infraestrutura. A recorrente falta de água e a existência de vazamentos em vias públicas são questões pendentes, assim como a ausência de um planejamento estruturado para garantir a expansão do bairro da maneira correta, a fim de evitar problemas futuros. Além disso, embora pavimentadas, muitas ruas apresentam desgaste significativo e exigem manutenção.”

Publicidade

Ewerson Machado, 37 anos/Morador do Bairro Santo Inácio

“O próximo prefeito precisa expandir a infraestrutura da saúde. Temos o Hospitalzinho e as UPAs, mas quando as crianças estão doentes, sentimos falta de atendimento aqui nessa região da cidade. O plantão noturno de Linha Santa Cruz ajuda muito, mas só funciona até as 22 horas, então de madrugada precisamos ir nos demais serviços. Para as consultas de rotina e também na educação, as nossas referências são os bairros Renascença e Independência, então fica um pouco longe.”

Helena Bertram, 27 anos/Moradora do Bairro Germânia

“Essa nossa região aqui é um pouco esquecida, os candidatos aparecem muito na hora da eleição, mas para fazer alguma coisa depois é difícil. Na educação temos a Emef José Ferrugem, mas creche, só no Bairro Independência. O próximo prefeito poderia fazer uma aqui, para as crianças da área. Na saúde tem o plantão noturno na ESF Cohab/Renascença, mas por reunir muitos bairros, o atendimento é muito demorado.”

Marco Aurélio Soares, 40 anos/Morador do Bairro Renascença

“Aqui nós temos muito problema com o fluxo de veículos que vêm da Rua São José para a Coronel Oscar Jost; afunila na rotatória do 2001 e demora muito para desafogar. Além disso, é muito difícil conseguir atravessar a rua nos horários de pico. O próximo prefeito terá que buscar soluções para o trânsito e também para os contêineres de lixo que ficam cheios, em razão do grande número de empresas aqui no entorno. A coleta seletiva passa aqui, mas duas vezes por semana é muito pouco para o volume, isso precisa ser repensado.”

Publicidade

Márcia Tesche, 56 anos/Moradora do Bairro Avenida

“Poderíamos ter mais limpeza nas ruas, depois que asfaltaram aqui é uma poeira sem fim. Tem a creche e a escola aqui perto, não se pode deixar as janelas abertas. E temos poucos médicos. Agora temos o plantão noturno, mas antes tínhamos que marcar no início do mês para conseguir a consulta para o fim do outro, era muito complicado. O próximo prefeito também tem que manter o que é bom, é um bairro muito tranquilo e seguro, eu adoro morar aqui.”

Glaci Schroeder, 68 anos/Moradora do Bairro Independência

“Estamos trabalhando muito forte a implantação do Parque Regional do Imigrante, projeto que, além de trazer um parque de lazer para todos os santa-cruzenses, vai ajudar a diversificar economicamente nosso município por meio do turismo. A gleba do futuro parque pertenceu a um dos primeiros imigrantes de Santa Cruz do Sul e está situada dentro do roteiro Caminhos da Imigração. A ideia é que se torne sustentável economicamente, com demonstrações de energias limpas e venda de produtos da nossa terra atraindo, além dos moradores locais, visitantes de outras regiões.

Em carta aberta enviada aos quatro candidatos à Prefeitura de Santa Cruz, apresentamos as demandas prioritárias de Linha Santa Cruz para os próximos quatro anos. Uma delas é a conclusão do anel viário, com asfaltamento das estradas de Linha Áustria e Linha Travessa. A cidade está crescendo nas regiões Leste e Norte e a Avenida Prefeito Orlando Oscar Baumhardt não suportará o fluxo de veículos se não houver rotas alternativas. A mobilidade urbana é pré-requisito para o desenvolvimento e levará prosperidade a diversas localidades adjacentes.

Publicidade

Elencamos ainda a necessidade de instalação da UPA Cidade Alta, haja vista que menor tempo de deslocamento para atendimento médico significa menos sofrimento para o cidadão e, em alguns casos, maior possibilidade de sobrevivência. Atenderá ainda a uma grande área geográfica, cujos moradores deixarão de se deslocar ao Centro, melhorando assim o trânsito e gerando alívio na demanda de atendimento médico nas estruturas que funcionam atualmente.

Também pedimos a modernização e embelezamento da Avenida Prefeito Orlando Oscar Baumhardt, que levará ao futuro Parque do Imigrante e, como tal, deve ser agradável e segura para o trânsito. Sendo a via mais antiga do município, merece o investimento para se tornar um atrativo turístico, com estímulo para a construção de edificações em estilo germânico. A arborização planejada irá contribuir para isso e será uma contribuição com o meio ambiente, em um momento em que o tema é pauta diária dos noticiários.”

– Ricardo Bringmann/Presidente da Associação de Moradores de Linha Santa Cruz (Amorlisc)

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.