Há seis anos, o penúltimo mês do calendário vem servindo para colocar a saúde masculina em evidência, em um assunto que ainda causa desconforto em muitos homens, mas que é cada vez mais importante ser abordado. A campanha nacional denominada Novembro Azul vem quebrando barreiras e tabus, com ênfase na prevenção ao câncer de próstata, o segundo mais comum entre pessoas do sexo masculino, e um dos que mais mata, ficando atrás somente do câncer de pulmão.
Somente em 2017, conforme dados do Instituto Lado a Lado pela Vida, que promove a campanha no país, foram diagnosticados cerca de 60 mil novos casos, sendo que boa parte destes poderiam ser evitados. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados da doença, o que faz com a taxa de mortalidade chegue a 25% dos pacientes. Em 2015, foram 14 mil vítimas da doença
A campanha foca justamente em se prevenir contra a doença, já que a descoberta precoce aumenta em 90% as chances de cura. Visando justamente buscar a conscientização, a Secretaria Municipal de Saúde de Sobradinho está organizando uma programação especial. Já nesta terça-feira, 14, a Câmara de Vereadores sedia duas palestras abertas ao público que irão debater a saúde do homem, com o médico Gilson Sebastiany e a psicóloga Alba Müller.
Publicidade
Palestras
Os temas abordados pelos palestrantes abrangem a saúde do homem em geral. Gilson vai falar sobre a retinopatia diabética, enquanto Alba vai falar sobre a autoestima do paciente. Já no dia 22 de novembro ocorre uma programação especial no Ginásio Baixadão, a partir das 14 horas, com atividades coordenadas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), as unidades de Saúde do município e os agentes comunitários.
Haverá palestra com a enfermeira Marília Segatto, que vai abordar a prevenção e falar sobre orientações sobre o câncer de próstata. Depois, será feita a distribuição de material informativo e ocorrerão gincanas e oficinas de artes para os participantes. Ainda, durante todo o mês, as unidades de Saúde irão prestar orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento, a fim de esclarecer dúvidas existentes sobre a doença e conscientizar sobre a necessidade da realização de exames preventivos.
Publicidade
Para o evento do dia 22, a Secretaria de Saúde vai disponibilizar dois ônibus, com saída às 13h15. Um deles sairá do salão de Linha Tupi, passando pelo Bairro Pinhal, oficina do Rui Ramos e Escola Municipal de Educação Infantil Santa Rita de Cássia, chegando até o Baixadão. O ponto de partida do outro coletivo é a Escola Dr. Adolpho Sebastiany, no Bairro Vera Cruz, passando pelo campus da Unisc e ESF do Bairro Rio Branco. O retorno ocorre às 15h45.