Consagra ou derruba
A coluna Tribuna é voltada à análise e à informação sobre a área política. Então, mesmo diante de todas as demandas sociais atuais, cabe ser observada, pelo prisma político, a situação vivida pelo Rio Grande do Sul. Nesses momentos de crise podem ser percebidos os gestores mais ativos, aqueles com equipe que faz fluir, os que conseguem agilizar os processos, assim como são evidenciados os que vivem de terceirizar responsabilidade, de agir de forma morosa e representam a falta de efetividade dos trabalhos. De uma forma geral, na região, têm sido notórios os esforços dos gestores no restabelecimento da normalidade, bem como dos voluntários. Alguns com mais ênfase, colocando o pé na lama, outros com meios mais formais, mas também resolutivos. Não haverá como agradar a todos, pelas perdas materiais e humanas, mas aqueles que atuarem de forma efetiva e convincente agora podem se consagrar ou cair do cavalo, politicamente falando.
Até com capa de super-herói
Publicidade
O prefeito Gilson Becker, de Vera Cruz, tem tido atitudes que chamaram a atenção do público da região. Virou até figurinha de WhatsApp com capa de super-herói, especialmente após a rápida reconstrução de uma ponte que foi levada pela força das águas. Jarbas da Rosa, de Venâncio, também pela operacionalidade, pauta conversas positivas na região. Em Sinimbu, a força de Sandra Backes para enfrentar os danos materiais e humanos é outro exemplo. Em Santa Cruz, Helena Hermany montou gabinete provisório em meio ao trabalho dos voluntários e dos servidores do Município.
Ausências percebidas
Os gaúchos precisam, e muito, de seus políticos neste momento. O vereador Raul Fritsch (Republicanos) propôs nesta semana reunião especial no Legislativo para tratar sobre a situação em especial dos bairros Várzea, Belvedere e Rio Pardinho, em Santa Cruz do Sul. Além do proponente, estavam o presidente da Casa, Gerson Trevisan (PSDB), Edson Azeredo e Rodrigo Rabuske (PL), Alberto Heck (PT), Francisco Carlos Smidt e Leonel Garibaldi (Novo) e Bruno Faller (PDT). Por certo, assessores dos demais estavam pelo plenário, mas seria interessante a presença dos titulares das vagas.
Publicidade
Desafio do promotor aos políticos
Ao encerrar sua participação na reunião da Câmara de Vereadores sobre eventos climáticos, o promotor Érico Barin fez um desafio aos políticos e à sociedade. “Que os senhores tenham resposta aos moradores, quando forem visitar as áreas atingidas para fazer campanha [na próxima eleição]. Quem não tiver resposta técnica, factível, que não ganhe votos.”
Imprensa séria
Publicidade
A imprensa é alvo de todos os tipos de ataques. No mesmo dia, grupos da esquerda classificam os veículos como de extrema direita, e os da direita classificam como esquerdistas. O fato é que há, na comunicação social, bons e maus exemplos, como em todos os setores. Nesta semana, a Gazeta Grupo de Comunicações deu mais uma vez uma mostra de como fazer bom jornalismo. Na segunda-feira, o vereador Henrique Hermany (PP) topou falar com a imprensa, pela primeira vez desde que foi afastado do Legislativo. Adiantou a forma como deve proceder, garantiu sua inocência e desafiou seus adversários políticos. Prontamente, o espaço para a “réplica” foi aberto, porque é assim que se faz no jornalismo profissional. Dessa forma, na terça, falaram Nicole Weber (Podemos) e Leonel Garibaldi e Carlão Smidt (Novo).
LEIA MAIS COLUNAS DE MARCIO SOUZA
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade