Os sites do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e das secretarias estaduais estão inacessíveis na manhã desta terça-feira, 8. O motivo aparente é um ataque hacker. O Palácio Piratini confirmou que há um problema nos sistemas, mas não divulgou detalhes.
Ao pesquisar no Google pela Secretaria Estadual da Saúde, por exemplo, o internauta vê uma mensagem em que um grupo assume a autoria do ataque. “PROCERGS, você caiu na hackeada […]. Como penalidade, todos os serviços online do Rio Grande do Sul vão pro saco”, diz o texto. O painel com os dados da Covid-19, vinculado ao site da Secretaria Estadual da Saúde, continua no ar.
LEIA MAIS: ‘Uma praga do século’, afirma presidente do Tribunal de Justiça sobre hackers
Publicidade
A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão divulgou uma nota sobre a situação, confirmando que houve acesso indevido aos sites durante a madrugada. Segundo o comunicado, a Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) identificou e bloqueou a ação. “Todas as providências para sanar essa situação já foram tomadas. O evento se deu em um ambiente restrito e sem vazamento de dados. Todos os cuidados estão sendo tomados para retorno dos serviços afetados com a maior brevidade possível”, diz a nota.
LEIA TAMBÉM: Banco Central terá site exclusivo para consulta ao sistema de valores a receber
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.