Geral

Ataque do Hamas contra Israel deixa mais de 700 mortos

Israel declarou guerra ao grupo extremista islâmico armado Hamas após um ataque surpresa no último sábado, 7. As ofensivas foram concentradas na parte sul do país, com o lançamento de milhares de foguetes e investidas pelo ar e pela terra. O grupo, que luta pela definição do território da Palestina, se infiltrou em Israel através da Faixa de Gaza e se espalhou por vários locais dentro do país. Até a manhã desta segunda-feira, 9, eram mais de 700 israelenses mortos e dezenas de reféns capturados. Conforme o exército do país, após a maior mobilização da história, eles em breve partirão para ofensiva.

LEIA TAMBÉM: Santa-cruzense que mora em Israel fala sobre a rotina durante ataques

Após dois dias do começo dos ataques, os extremistas islâmicos seguem escondidos, enquanto as tropas israelenses seguem atuando para removê-los do território. Só na Faixa de Gaza, foram mais de 500 mortos durante a ofensiva de sábado. A invasão a uma festa ao ar livre fez 260 vítimas, segundo a mídia local. O bloqueio está sendo reforçado e, segundo o porta-voz militar chefe do país, contra-almirante Daniel Hagari, o controle das comunidades invadidas já foi restabelecido.

Publicidade

O conflito entre Israel e Palestina já dura décadas. Para o Hamas, o ataque desse fim de semana é justificado pelo bloqueio de 16 anos na Faixa de Gaza e pela repressão israelense na Cisjordânia. Enquanto isso, o país judeu e os países ocidentais repreendem a atitude dos extremistas, dizendo que nada justifica a matança intencional de civis. 300 mil reservistas israelenses foram mobilizados pelo confronto.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.