Mostrar às empresas da região que as Escolas Família Agrícola (EFAs) são opções para o cumprimento da cota de contratação estabelecida pela Lei do Menor Aprendiz é o objetivo de uma ação que a Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz desenvolve por meio do Departamento de Sustentabilidade.
No momento, há oferta para a contratação imediata de 126 aprendizes no curso Técnico em Agricultura, que integra o Programa de Aprendizagem Profissional Rural, nas unidades de Santa Cruz (Efasc) – 63 vagas – e Vale do Sol (Efasol) – 63 vagas. O início das atividades letivas do curso, registrado no Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional, está previsto para o dia 2 de março.
LEIA TAMBÉM: Jovens fazem germinar sementes da agroecologia
Publicidade
Na sexta-feira, 7, o diretor executivo da ACI, Cassiano Steinhaus, e a assessora da diretoria, Luana Dutra, visitaram as instalações da Efasc. Recebidos pelo coordenador da instituição, Adair Pozzebon, e a coordenadora pedagógica, Cristina Vergütz, conheceram a estrutura da escola e a proposta de ensino voltada ao empreendedorismo rural.
As Efas atendem filhos e filhas de agricultores do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra. Elas desenvolvem um processo de ensino e aprendizagem que trabalha a partir da realidade vivenciada e capacita o jovem para se tornar um empreendedor no meio rural. O processo educativo se baseia na pedagogia da alternância, na qual os estudantes alternam uma semana na escola e outra na família. Assim, aliam a teoria à prática, sem perder o vínculo com a propriedade e a família/comunidade. Isso possibilita a construção de um projeto de vida e para o futuro profissional no campo.
O programa de aprendizagem vinculado às Escolas Família Agrícola da região permite que empresas privadas de qualquer ramo de atividade contratem menores aprendizes para frequentar aulas do ensino médio profissionalizante. “Trata-se de uma relação ganha-ganha, pois as empresas cumprem com a Lei de Cotas de Aprendizagem. E as EFAs, por sua vez, encontram subsídios para prover desenvolvimento profissional de qualidade a jovens de ambos os sexos, oriundos de áreas rurais, contribuindo para que os produtores familiares tenham sua gestão e produtividade melhoradas e aprimoradas”, afirma o diretor de Sustentabilidade da ACI, Gabriel Quiliconi.
Publicidade
Essa possibilidade de contratação de menores aprendizes via EFAs será amplamente divulgada pela ACI junto aos seus associados e meio empresarial. As empresas interessadas devem contatar diretamente as entidades formadoras, pelos fones (51) 3713 3046 ou 3711 1341 (Efasc) e 99978 5016 (Efasol).
LEIA TAMBÉM: Efasc encerra o ano letivo com nova parceria
Publicidade
This website uses cookies.