A estiagem que atinge a região Centro-Serra tem preocupado as companhias e associações responsáveis pela distribuição de água nos municípios. Em entrevista ao programa Giro Regional, da Gazeta FM 98,1, na manhã desta quinta-feira, 27, o presidente da Associação Hidráulica de Ibarama, Armindo Kittel, ressaltou que o nível dos poços artesianos está abaixo do normal. Segundo ele, isso ocorre porque as bombas já começaram a sugar o ar.
Kitão, como é conhecido, orienta que a população comece a economizar água. Ele explica que o município poderá ter racionamento a fim de garantir o abastecimento por um período, caso não chova em quantidade suficiente. “É bom evitar lavar calçadas e carros. Queremos fornecer água, mas precisamos do apoio da população”, disse.
Além da estiagem, a associação ainda teve um prejuízo de mais de R$ 10 mil com o corte dos tubos e fiações que estavam estocados. Kitão destacou que foi registrado um boletim de ocorrência e já existem alguns suspeitos de terem participado da ação. “Provavelmente a pessoa que fez isso está tomando essa água. Fiquei surpreso quando me deparei com o estrago”, contou.
Publicidade
Cinco poços estão em funcionamento no município. Uma nova fonte drenada está sendo construída e mais dois poços devem ser implantados. Kitão disse ainda que a Emater apoia os agricultores caso eles queiram construir fontes nas propriedades. Ele acrescentou que já houve períodos de estiagem em outros anos, mas que agora existe um maior consumo de água pela população.
LEIA TAMBÉM:
Estiagem causa falta de água em Arroio do Tigre
Deputado propõe debate de estratégias para enfrentamento da estiagem na região
Publicidade