Genoma Santa Cruz é referência no futebol de base
Como de costume, o mês de novembro é movimentado no calendário esportivo das competições de base. É o período em que ocorre as finais das competições regulares do ano e Associação Genoma Santa Cruz chega mais uma vez com presença garantida nos campeonatos que participa. Pelo Campeonato Gaúcho de base, duas categorias se classificaram para as quartas de finais. Na sub-10 (2012), o adversário é o Internacional no sábado, 12, em Alvorada, enquanto na sub-14 (2008), o confronto é contra o São José em Porto Alegre. No domingo, 13, o Genoma disputa o quadrangular final do Estadual – categoria iniciação, dos nascidos em 2013 (sub-9) e 2014 (sub-8) no formato de campo reduzido no complexo da HD, também em Porto Alegre.
LEIA MAIS: Genoma consegue dois terceiros lugares na Copa Floripa
Pelo Campeonato Regional, o Genoma está na final com as três categorias participantes. A sub-11 enfrenta o CFM de Encantado, a sub-13 aguarda o vencedor do confronto entre Estrela e Edufut ( Santa Clara) e a sub-15 vai enfrentar o Roca Sales, com as finais marcadas para o dia 26 de novembro. As três equipes também estão classificadas para as semifinais da Copa dos Vales de futebol de base, que deve acontecer nos dias 19 ou 20 de novembro.
Publicidade
Ainda nas mesmas faixas etárias, entre os dias 15 a 21 de dezembro, o Genoma participará pela quarta vez da Copa Floripa Brasil, no CT do Avaí em Florianópolis. “Estar presente nas finais das competições é importante para os todos alunos, pais e professores, não pelo resultado em si, por que ganhar e perder faz parte do esporte, mas por recompensar todo o esforço e dedicação dos treinos durante o ano e saber o caminho que percorreram pra chegar até ali.” comenta o coordenador do Genoma Santa Cruz, Leandro Carlz.
LEIA MAIS: Genoma conquista título no sub-9 da primeira edição da Copa Estrela
De acordo com Carlz, muitos destes alunos não chegarão a realizar o sonho de ser jogador de futebol um dia, mas o objetivo é mostrar a eles que os objetivos podem ser atingidos por meio de disciplina, dedicação e excelência, principalmente nessa etapa de formação como atleta e cidadão. Com cerca de 250 alunos, com idades entre 5 a 15 anos, o Genoma se mantém entre as principais equipes do Rio Grande do Sul, com destaque para o Campeonato Gaúcho de base, com disputa entre as categorias sub-8 e sub-14, além dos campeonatos regionais, torneios e amistosos. “Devido à visibilidade das competições e ao bom relacionamento com os clubes, vários alunos tem a possibilidade de continuar o processo de formação em clubes maiores”, salienta Carlz.
Publicidade
O coordenador destaca as parcerias com a Prefeitura, Comdica e patrocinadores, que ajudam a manter toda a estrutura de trabalho, atualmente com seis professores e quatro núcleos de treinamento. Em breve, em parceria com a Prefeitura, deverá ser anunciada a destinação de uma área própria para a construção do Centro de Treinamentos do Genoma. “A falta de um campo próprio é a nossa principal dificuldade para manter as atividades. Certamente teremos resultados melhores, com mais profissionais envolvidos e, consequentemente, mais crianças e adolescentes recebendo oportunidades por meio do futebol”, conclui Carlz.
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade
This website uses cookies.