Na manhã desta quarta-feira, 20 de dezembro, a Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas de Ibarama realizou uma reunião extraordinária, juntamente com pesquisadores da Embrapa Clima Temperado de Pelotas, Irajá Ferreira Antunes e Rosa Lia Barbieri, além de membros da equipe municipal da Emater/RS-Ascar. Na oportunidade, foi realizada a entrega das sementes crioulas dos agricultores guardiões, que serão armazenadas no Banco Mundial de Sementes, “Svalbard Global Seed Vault Svalbard”, na Noruega.
Os pesquisadores da Embrapa, Irajá Ferreira Antunes e Rosa Lia Barbieri, se deslocaram com as sementes até o cofre da Embrapa, em Pelotas, onde ficarão armazenadas até o fim de dezembro, quando serão levadas para Brasília. Até a metade do próximo ano, quando se abrirão as portas do Banco Mundial de Sementes para a entrada de novas espécies, parte das sementes deverão ser então transportadas para “o cofre do fim do mundo”. Além disso, algumas das sementes enviadas permanecerão no Brasil, para estudos na Embrapa e em cofre da autarquia.
LEIA MAIS: Guardiões já definiram sementes que irão para o “cofre do fim do mundo”
Publicidade
Em julho deste ano, o presidente da Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas de Ibarama, Mario Raminelli, assinou o Plano de Trabalho e Acordo de Cooperação Técnica entre a Embrapa Clima Temperado de Pelotas e a Associação dos Guardiões, tendo vigência de 36 meses, podendo ser renovado mediante novo termo aditivo. A parceria foi oficializada com o objetivo de ampliar a integração entre as partes, na conservação de materiais genéticos nas propriedades dos guardiões e nos bancos de germoplasmas oficiais. O acordo prevê também esse depósito de sementes no banco genético de Svalbard, na Noruega.
O “cofre do fim do mundo”, como é conhecido o Banco Mundial de Sementes, é um bunker construído dentro de uma montanha coberta de gelo permanente na ilha de Spitsbergen, no arquipélago norueguês de Svalbard, sendo este espaço uma reserva para a garantia da diversidade genética das culturas, com capacidade para armazenar milhões de amostras. Conforme Mario Raminelli, é um marco histórico para a Associação dos Guardiões, que é a primeira organização de agricultores do Brasil a realizar o envio de sementes para o Banco Mundial.
LEIA MAIS: Sementes crioulas de Ibarama serão guardadas em banco mundial na Noruega
Publicidade
Conforme o escritório municipal da Emater/RS-Ascar, “a ação é um contrato de parceria com a instituição e é um marco internacional que evidencia a importância das ações que vêm sendo realizadas no município de Ibarama com o resgate, preservação e multiplicação de sementes crioulas, destacando o protagonismo dos guardiões, que tem o apoio de entidades parceiras”.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.