A Associação Santa-cruzense de Feirantes (Assafe) comemora 44 anos nesta segunda-feira, 23. E para celebrar a data, a entidade realizou um jantar de confraternização nesse sábado, 21, na sede da Associação dos Funcionários da Afubra.
A Assafe tem um papel estratégico na produção de alimentos na agricultura familiar local. Exemplo disso pode ser conferido nas feiras, onde os consumidores encontram produtos diferenciados, tanto agrícolas quanto da agroindústria familiar.
LEIA TAMBÉM: Patrícia Nichterwitz é a nova presidente da Assafe
Publicidade
A associação congrega 65 sócios produtores e possui dez pontos de venda: no Centro, próximo ao Fórum; na Oktoberfest; no Arroio Grande; Esmeralda; Senai; na Avenida Independência e no Bom Fim e Viver Bem; além de Linha Santa Cruz, Monte Alverne e Alto Paredão.
A presidente Patrícia Nichterwitz destaca que a qualidade é o grande destaque da Feira Rural. “Sempre priorizamos produtos frescos. E os nossos consumidores aprovam.” Outro ponto forte é a venda de hortigranjeiros produzidos com técnica orgânica, sem utilização de adubos químicos.
A feira passou por mudanças para se adaptar à legislação e ao consumidor. “Tivemos que nos reinventar, e uma das formas que encontramos foi adotar alternativas de pagamento, como Pix e cartão de débito/crédito”, ressalta Patrícia.
Publicidade
A Feira Rural teve início no dia 23 de setembro de 1980, com 28 famílias que se instalaram na Rua Galvão Costa, oriundas dos antigos Clubes 4S e Grupos do Lar. Inicialmente, os artigos eram recolhidos por caminhão fornecido pela Prefeitura. Mais tarde, os agricultores se organizaram em grupos e passaram a transportar eles mesmos seus produtos até a cidade.
O primeiro ponto de vendas foi na Rua Galvão Costa, onde os feirantes permaneceram atendendo por duas semanas. Depois passaram para a Rua Ernesto Alves, próximo da antiga Estação Férrea. Depois foram construídas barracas de madeira, cobertas com lona, na frente da estação.
LEIA TAMBÉM: Memória: Feira Rural começou em 1980 em Santa Cruz
Publicidade
Em 1984 foi criada a Associação Santa-cruzense de Feirantes (Assafe), com a finalidade de representar os produtores de hortigranjeiros. A atual feira do Centro foi inaugurada em 1985, com 20 bancas para os produtores. Posteriormente foram agregados outros pontos em bairros da cidade, até chegar às atuais dez bancas.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.