O Rio Grande do Sul possui agora, legalmente, sua Associação Gaúcha de Cicloturismo (Agacitur). A criação da entidade, que existia informalmente há pelo menos dois anos, ocorreu na noite de terça-feira, 5, por meio de assembleia em Santa Cruz do Sul. Também houve a eleição da primeira diretoria, cujo mandato será de dois anos.
“É um momento muito importante para o cicloturismo gaúcho e brasileiro, pois com isso teremos condições de trabalhar mais e melhor tanto em favor do ciclismo como do turismo, o que é bom para todos”, salientou Luiz Maganini Faccin, presidente eleito da Agacitur.
A criação da Agacitur se insere em um contexto mais amplo, personificado pela Associação Movimento e cujos objetivos estão previstos em nove eixos: criar e administrar rotas turísticas e cicloturísticas; contribuir para a manutenção delas; incentivar a mobilidade por meio do uso da bicicleta; apoiar ações de turismo; organizar eventos e incentivar atividades que gerem qualidade de vida; oferecer cursos de capacitação; realizar parcerias com empresas privadas e públicas e promover a divulgação e apoio às rotas cicloturísticas mantidas por organizações filiadas e associadas.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Nova rota de cicloturismo vai atrair ciclistas de todo o País e do Mercosul para a região
Parte desses objetivos vem sendo colocada em prática há algum tempo em Santa Cruz do Sul. É o caso, por exemplo, dos encontros de cicloturismo, realizados recentemente em sua 9ª edição, onde ciclistas com experiência em viagens narram o que viram, viveram e sentiram nos percursos que fizeram. Ou de atividades como a limpeza dos acostamentos da RSC-471, realizada por voluntários com o objetivo de tornar a rodovia mais segura no trecho entre Santa Cruz do Sul e Sinimbu.
Outro exemplo é a criação de rotas cicloturísticas, como a Centro-Serra, em fase de implementação e cuja primeira etapa se localiza entre Santa Cruz do Sul e Sinimbu. Com rotas dessa natureza, e por meio do cicloturismo, a Agacitur pretende fomentar o desenvolvimento regional das comunidades atingidas pela iniciativa, por meio de seus comerciantes e moradores. Por isso, foi criada a placa “Estabelecimento Amigo do Ciclista”, que será fixada junto aos locais que se propõem a receber os ciclistas de passagem.
Publicidade
“A parceria entre empresas e outras associações e a criação de rotas devem fomentar a atividade econômica no interior dos municípios, gerando renda também para a agricultura familiar, o que é bom para todos”, salienta Faccin. O próximo passo da associação será a criação de comissões responsáveis pelas metas e a implantação de rotas cicloturísticas.
LEIA TAMBÉM: Curso inaugura a Rota Centro-Serra de cicloturismo
Diretoria
Presidente: Luiz Maganini Faccin
Vice-presidente: Paulo Roberto de Sousa Bigolin
1º secretário: Leandro Clos Mercio
2º secretário: Carlos Corrêa da Rosa
1º tesoureiro: Mariane Inês Schmidt
2º tesoureiro: Guilherme Rodrigues
Diretor de comunicação, cultural e social: Demétrio de Azeredo Soster Diretor de mobilidade e rotas: Guilherme Rodrigues
Diretor jurídico e administrativo: Marcelo Nascimento
Diretor esportivo: Rafael Siqueira de Oliveira
Conselho fiscal: Jorge Fernando Estevão Maciel, Claiton Ketzer e Ricardo Zanini Santana
Suplentes do conselho fiscal: Vanda Marli Ulrich, Leoni Cristina Kessler Vila e Juliano Scotta
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Ciclismo ganha cada vez mais adeptos em Santa Cruz do Sul