Categories: Regional

Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz completa 99 anos

A Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul comemora hoje 99 anos de atuação. A data será celebrada com uma programação especial ao longo de todo o ano. O Baile dos Cem Dias, deflagrando a contagem regressiva para o centenário; a segunda edição do prêmio Líderes & Vencedores, etapa regional Santa Cruz, e o lançamento do livro dos 100 Anos da ACI farão parte dos festejos.

Formada por empresas do comércio, indústria, serviços e profissionais liberais, a ACI de Santa Cruz congrega hoje cerca de 400 associados. Com sede na área central, na Rua Venâncio Aires, 633, a entidade se destaca como um centro empresarial que congrega entidades e organizações afins.

O Escritório Regional da Junta Comercial do Rio Grande do Sul, a Seccional do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA/RS) de Santa Cruz, a Associação dos Comerciantes do Vale do Rio Pardo (Acomac), o Sindicato da Indústria da Borracha (Sindibor) e a Unidade Regional do Sebrae estão hoje sediadas no prédio da ACI.

Publicidade

Umas das metas da atual gestão, presidida por Ario Sabbi (Engepro) e o vice, Lucas Rubinger (Empório Adamantis), é o incentivo à formação empreendedora. No final do ano passado, a entidade abriu as portas para a instalação em sua estrutura do Espaço 42 HUB, a primeira experiência com coworking – escritórios compartilhados – de Santa Cruz.  Além da otimização de custos, bem-vinda na atual situação do País, os empreendedores contam com um ambiente dinâmico para troca de ideias e net-working. “Nosso objetivo é estimular o surgimento de lideranças empresariais e consolidar a ACI como um centro de informação, inovação e oportunidades de negócios para as empresas e futuros empreendedores – um verdadeiro hub de negócios”, ressalta Ario Sabbi.

Diretoria quer preparar associação para a próxima década

Preparar a ACI para os próximos dez anos. Esse desafio tem norteado as ações da atual gestão. Com iniciativas em três frentes – representatividade, negócios/informação e parcerias –, a entidade conseguiu, nos últimos 18 meses, muitos avanços em cada uma dessas áreas. No item representatividade, foram várias ações pontuais em defesa dos setores empresariais e da comunidade. O pedido para denunciar o contrato da Corsan com o Município junto ao Ministério Público, a ação contra o aumento do salário dos vereadores, as manifestações públicas contra a corrupção e a majoração de impostos e a entrega de demandas aos vereadores eleitos, abrindo caminho para o diálogo com o Legislativo Municipal, são alguns exemplos. Iniciativas que mereceram o reconhecimento do papel representativo da ACI por mais de 67% dos associados, segundo pesquisa feita pela entidade.
Ações de protagonismo também na esfera estadual. A edição inédita do Prêmio Líderes &Vencedores em Santa Cruz levou o nome da entidade e das organizações premiadas para todo o Rio Grande do Sul e conquistou o reconhecimento da Federação das Associações Comerciais e de Serviços (Federasul).
A visão da ACI como centro de negócios e de informação foi outra área em que se obteve avanços. Eventos como Rodatur – primeira rodada de negócios na área do Turismo –, a consolidação do Café Empresarial, principal evento de networking, a nova edição da Rodada de Negócios de Santa Cruz, os diversos temas empresariais em debate nas reuniões mensais da Comissão de RH e o programa de palestras gratuitas – inovação implantada este ano – são oportunidades para troca de conhecimentos e negócios ofertadas aos associados e à comunidade.

Publicidade

Festejos

Uma comissão organizadora está cuidando da programação festiva em comemoração ao centenário da ACI. O Baile dos Cem Dias – marcado para 23 de setembro – será o ápice dos festejos que culminarão com o lançamento do livro dos 100 anos, em 2 de janeiro de 2018. A publicação vai resgatar pessoas e fatos que ajudaram a construir a história da ACI. 
A proposta é dedicar as páginas finais para a inclusão da marca das empresas associadas. A ACI criou um pacote promocional de publicidade que oferece condições especiais e facilitadas às organizações interessadas em fazer parte dessa edição. “O objetivo é termos a marca de todas as empresas associadas neste livro, o que certamente representaria a melhor forma de homenagear a trajetória desta importante entidade”, afirma o idealizador do projeto, Lucas Rubinger.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.