O assistente Juarez de Mello Júnior participou do Programa de Assistência ao Árbitro (RAP), orientado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) na última semana, entre sábado e quarta-feira, no Clube da Aeronáutica, no Rio de Janeiro. O instrutor convidado para o curso foi o chileno Enrique Osses, de 48 anos, atual gestor técnico do VAR para a Federação Mexicana de Futebol.
Ele foi um dos 70 indicados pela Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). No Estado, houve apenas três jovens talentos com potencial para chegar à Série A do Brasileirão e posteriormente conquistarem o desejado escudo Fifa. A seleção levou em conta o bom desempenho do início de temporada.
Com 32 anos, Júnior formou-se há dez anos na Federação Gaúcha de Futebol (FGF) como árbitro assistente. Em 2021, ele foi promovido para escalas no Gauchão e também passou a fazer parte do quadro da CBF. No mesmo ano, participou do Programa de Renovação da Arbitragem Brasileira (PRAB), da CBF, em São Paulo.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Legislativo realiza entrega de Mérito Desportivo a Juarez Mello Júnior
Júnior ressaltou que o curso é intenso e muito produtivo, com a aplicação de conceitos sobre regras, treinamento físico e teórico, além de análises e discussões dos lances em vídeos, para estimular a sintonia da equipe de arbitragem. No turno da manhã, as atividades eram práticas, no campo. À tarde, os ensinamentos eram repassados em sala de aula.
“Tivemos instruções sobre conceitos de mão na bola, lances de pênalti e posicionamento em campo, assim como comunicação oral e gestual, além da postura para tomar decisões”, explicou Júnior. As interpretações das regras também foram debatidas.
Publicidade
Para Júnior, o curso mostrou a importância da preparação física e mental diante da intensidade do futebol atual. Quem tiver uma formação mais robusta terá maiores oportunidades para crescimento na carreira.
Grato pela presença nessa atividade, ele relembrou do esforço no início da trajetória. “Tudo valeu a pena até aqui, mas quero seguir adiante. Conquistar objetivos maiores. É uma profissão difícil, poucos atingem um alto nível. Mas gosto de fazer isso, é prazeroso para mim. Agradeço a todos que me ajudaram até o momento”, destacou.
LEIA TAMBÉM: Assistente santa-cruzense participa da Surdolimpíada
Publicidade
Júnior quer manter as capacitações para seguir no caminho do sonho de ser escalado para jogos do Brasileirão. O atual presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Luiz Seneme, de 52 anos, disse aos promissores árbitros que eles precisam estar prontos o mais rápido possível. “Quem estiver preparado, com mais força mental, aproveitando essas oportunidades, com certeza sai na frente”, afirmou Seneme ao site da CBF.
Enrique Osses considera que os programas da CBF são importantes para um alinhamento com a Fifa e a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) na busca por evolução na arbitragem. “Parabenizo a iniciativa de melhorar o desenvolvimento dos árbitros, principalmente os jovens talentos. Esse é um curso muito completo, na área teórica e também em relação às práticas no campo de jogo”, enfatizou.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.