ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Assinatura de termo marca início das obras do CVT

Em solenidade realizada nesta quinta-feira, 30 de junho, no Parque de Exposições da Expoagro Afubra, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Vale do Rio Pardo e a Prefeitura Municipal de Rio Pardo assinaram o Termo de Início da Obra do Centro Vocacional Tecnológico do Vale do Rio Pardo (CVT).

O CVT visa promover a inclusão social e produtiva por meio de projetos e programas de extensão tecnológica, articulada à pesquisa por demanda social; à educação profissional e tecnológica; ao empreendedorismo e à inovação. Em 2013 foi realizada a cerimônia de lançamento do projeto do CVT e da Unidade Externa do Parque Científico e Tecnológico da Unisc, o TecnoUnisc. 

Publicidade

A Unidade I do Parque foi inaugurada em abril de 2014 no campus-sede da Unisc, abrigando também o Centro de Excelência em Produtos e Processos Oleoquímicos e Biotecnológicos. Já a área externa, que contempla também o CVT, é anexa ao Parque de Exposições da Expoagro Afubra, localizado na BR 471, em Rincão Del Rey, Rio Pardo, e que contabiliza um total de 12 hectares, sendo oito doados pela Afubra e quatro repassados pela Prefeitura de Rio Pardo.

Publicidade

Abrindo os trabalhos do momento solene, a reitora da Unisc Carmen Lúcia de Lima Helfer foi a primeira a fazer um pronunciamento. Em sua fala, relembrou a trajetória pela busca da implementação do CVT, que culminou no momento presente, de celebração do início das obras. “A partir de agora podemos começar a vislumbrar o espaço físico do CVT. O prédio do CVT contará com salas de aula, laboratório de ensino, laboratório de informática, auditório, sala para gestão e restaurante, num total de 911,18m² de área”, pontuou.

Conforme ela, a Unisc irá desenvolver cursos de capacitações que estarão em consonância com as demandas regionais e com as áreas do TecnoUnisc, que são cinco: Tecnologia da Informação e da Comunicação; Tecnologia Ambiental; Biotecnologia; Oleoquímica; e Tecnologia em Sistemas e Processos Industriais; devendo as capacitações iniciais serem desenvolvidas na área de Oleoquímica e Biotecnologia.

Publicidade

“Esses cursos estão articulados ao objetivo do Programa de Apoio à Implantação e à modernização dos CVTs, que consiste em expandir e consolidar a implantação de uma rede de referência em extensão tecnológica, articulada à educação profissional e tecnológica voltada à inclusão social e produtiva. Nosso objetivo é promover e fortalecer os sistemas produtivos locais”, destacou.

Publicidade

Em seguida, foi a vez do presidente em exercício do Corede/VRP Heitor Álvaro Petry fazer um pronunciamento. Conforme ele, a região de abrangência do Centro é uma região que faz acontecer. “Nossa região conta com entidades que se unem em causas que buscam gerar uma melhor qualidade de vida para a comunidade”, expôs.

Após, o presidente da Afubra Benício Albano Werner disse que sem dúvidas, quando foi comprado o terreno do Parque da Expoagro, no final dos anos 70, não se imaginava que ele abrigaria um empreendimento como esse, que é de tamanha importância para a região. “O CVT vai, com certeza, crescer e se expandir a nível estadual e nacional”, ressaltou.

Publicidade

Em seguida, os agentes políticos engajados na concretização do projeto – o deputado estadual Edson Brum e o deputado federal Alceu Moreira -, recordaram o caminho percorrido rumo à edificação da obra do CVT, assim como o secretário adjunto estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia Renato Oliveira, que acrescentou que o evento era resultado, sobretudo, da persistência de todos os envolvidos.

Publicidade

Finalizando a solenidade, o prefeito do município de Rio Pardo Fernando Schwanke salientou a importância da representatividade regional nas instâncias de poder. Destacou também o valor do papel da Unisc no desenvolvimento da área de química industrial na região. Nesse sentido, reiterou que a conquista do CVT só foi possível por meio do trabalho conjunto de todos os envolvidos. “Nossa região tem um diferencial muito bacana: nós nos ajudamos (a crescer)”, concluiu.

Publicidade

© 2021 Gazeta