O Município de Santa Cruz do Sul firmou na tarde desta sexta-feira, dia 14, contrato com a empresa Artem Engenharia e Construções Ltda., de Lajeado, para construção da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Sildo Paulo Goettert, no Bairro Castelo Branco. O documento foi assinado pelo prefeito Telmo Kirst no salão nobre do Palacinho. Segundo a Prefeitura, a obra deve começar nos próximos dias.
O prédio, que deverá ser entregue à comunidade em 2021, terá capacidade para atender até 240 crianças de zero a cinco anos de idade, moradoras do próprio Castelo Branco e também dos bairros Esmeralda, Vila Nova e Arroio Grande. A nova escola, que será erguida na Rua Itaqui, terá oito salas de aula, quatro berçários, fraldários, lactários, salas para amamentação, sala para atividades múltiplas e refeitório distribuídos em 1.264,79 metros quadrados de área construída, além de um amplo pátio ao ar livre para recreação.
Para a secretária municipal de Educação, Juliana Bach, a oferta de vagas na educação infantil tem sido tratada como uma meta prioritária da Administração Municipal. “Só este ano, estamos anunciando um acréscimo de 780 novas vagas para a comunidade. Além de ampliarmos a oferta estamos apresentando um modelo de escola moderna, aprazível e com todos os recursos necessários para bem atender nossas crianças”, disse.
Publicidade
O local para implantação da Emei foi definido a partir de trabalho realizado pela Central de Vagas, que detectou que 27% da demanda por vagas de educação infantil estava concentrada nesta região da cidade. O valor da obra, previsto na licitação, é de R$ 1.747.083,32, e os recursos para sua execução vêm do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), firmado com a Caixa Econômica Federal (CEF).
Atualmente também estão em construção as Emeis do Bairro Progresso e do Residencial Viver Bem, com recursos do Programa Pró-Moradia. A primeira está com mais de 50% da obra concluída e vai abrir 200 vagas, sendo 100 para crianças realocadas da Emei Santo Antônio. Já a segunda está em fase final de construção, com 95% da estrutura acabada e também disponibilizará 200 vagas para crianças do residencial e do Bairro Santa Vitória.
LEIA MAIS: Emei do Viver Bem deve receber crianças quando atendimentos na rede retornarem
Publicidade
Uma quarta escola, também para mais 200 crianças, está em fase de projeto, é a Emei Mãe de Deus, que vai funcionar no loteamento homônimo, para onde se mudarão cerca de 400 famílias. A escola será construída com recursos do Finisa 2.
Homenagem
Natural de Santa Cruz do Sul e com formação técnica em contabilidade e em Direito, Sildo Paulo Goettert iniciou suas atividades profissionais fazendo carreira no magistério. Foi vereador por cinco mandatos consecutivos no período de 1964 a 1988, além de ter assumido a chefia do Poder Executivo durante o governo de Armando Winck, em 1988.
Publicidade
LEIA MAIS: Bairro Castelo Branco terá nova creche com 240 vagas