A Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul já trabalha para formatar a primeira Oktoberfest Digital. A programação, que vai contar com diversas atrações, entre elas um trio elétrico alemão, deve ser apresentada oficialmente no mês que vem.
O presidente da Assemp, Eduardo Kroth, antecipou nessa sexta-feira, 21, em entrevista para a Rádio Gazeta 107,9, os planos da equipe de trabalho que está à frente da organização do evento. O objetivo é levar alegria para o público, mas de uma forma diferente, diante do atual período de pandemia.
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Por causa do novo coronavírus, a Assemp anunciou, ainda em agosto, o cancelamento da 36ª Oktoberfest e Feirasul, que aconteceria de 7 a 18 de outubro em Santa Cruz do Sul. Conforme Kroth, a intenção é que as pessoas possam, de casa, curtir as atrações do evento por meio de uma plataforma digital. “O cidadão poderá acessar o site e curtir lives de músicas típicas alemãs que estejam acontecendo exatamente naquele momento, terão acesso a curso de língua alemã, de gastronomia típica, entre outras diversidades”, disse.
Outro objetivo, de acordo com Kroth, é manter a atenção ao fiel público da maturidade ativa, para o qual tradicionalmente é dedicado um dia da programação da Oktober. Segundo ele, uma parceria com o Sesc vai permitir que os idosos tenham acesso a um pouco de diversão e descontração naquele dia. “Temos um carinho muito especial pela maturidade ativa. O Sesc consegue trazer idosos de mais de 70 cidades do Rio Grande do Sul para dentro da Oktoberfest. Então estamos preparando atividades, como se fosse um baile virtual, com atividades de alongamento, exercícios físicos, bandinha, para que essas mais de 4 mil pessoas, que normalmente vêm pra curtir o dia da maturidade ativa, possam, das suas casas, se descontrair um pouco”, detalhou.
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Captação de recursos
Segundo o presidente da Assemp, Eduardo Kroth, uma agência da cidade foi contratada para organizar a Oktoberfest Digital. Agora, a busca é por patrocinadores e recursos, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. “O acesso vai ser disponibilizado de forma totalmente gratuita. É importante entender que a Oktoberfest não terá mais receitas tradicionais, como bilheteria, parque de diversão… Então teremos que nos apoiar na Lei de Incentivo à Cultura do Estado, de captação de recursos, para execução desse projeto.”
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Música, gastronomia e desfile
Ainda conforme Kroth, realizar o evento, mesmo que em formato diferente, é uma forma de valorizar os músicos locais, das bandas típicas. Ele contou que haverá a construção de um pequeno estúdio no Pavilhão Central totalmente decorado tipicamente para que as lives sejam transmitidas dali.
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Igualmente, os espaços para comidas típicas e agroindústrias também estão nos planos. Haverá um local de comercialização de alimentos no modelo de telentrega, além de cervejarias locais. Além disso, haverá espaços alternativos para outras ações, como o Espaço Gazeta.
Para o domingo, que é tipicamente o dia dos desfiles, a Assemp projeta uma campanha de arrecadação de alimentos, com a presença de um trio elétrico alemão.
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Programação
Conforme Eduardo Kroth, a apresentação da programação oficial ainda não tem data, mas será divulgada durante o mês de setembro. O formato deve ser reduzido para acontecer durante sete dias, provavelmente na última semana de outubro, para que haja tempo de desenvolver um site e o projeto da Lei de Incentivo à Cultura. O presidente da Assemp garantiu que a família-símbolo da festa, com Fritz, Frida, Max e Milli, vão participar da programação. O trio de soberanas da 35ª Oktoberfest vai ser mantido.
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