O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) realizou duas reuniões microrregionais na manhã dessa quarta-feira, 16, para os municípios do Centro-Serra e Baixo Vale. Segundo os organizadores, os encontros fizeram encaminhamentos importantes à assembleia regional ampliada, marcada para o dia 28 deste mês, às 14 horas, também de forma virtual. Nessa ocasião serão definidos os projetos que entrarão na cédula de votação da Consulta Popular 2020.
Os municípios do Centro-Serra optaram por indicar os projetos 7, 9, 23, 24 e 26 do Caderno de Diretrizes da região. Também foram eleitos três delegados para participar da assembleia do dia 28: Samuel Evandro Beilke, de Arroio do Tigre; Adriano Dreher, de Sobradinho; e Giovane Vielmo, de Ibarama.
LEIA MAIS: Corede realiza assembleias microrregionais da Consulta Popular
Publicidade
Posteriormente ocorreu a assembleia do Baixo Vale. Os municípios indicaram os projetos 7, 9, 11, 23 e 24 do Caderno de Diretrizes. Foram eleitos os delegados Lauro Gomes, de Candelária; Iris Lenz Ziani, de Vera Cruz; Aline Ines Haag, de Sinimbu; Silvane Janisse Frantz, de Santa Cruz do Sul; e Ana Claudia Miotto, de Passo do Sobrado.
Segundo o presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, as assembleias microrregionais foram importantes para alinhar as demandas das comunidades. “Conseguimos estabelecer um debate nivelado sobre prioridades e destacar projetos que serão contemplados com os recursos da Consulta Popular”, disse. Na assembleia do dia 28, dos seis projetos serão escolhidos três para inclusão na cédula de votação.
O valor estimado para o Corede/VRP é de R$ 742.857,14. Metade será paga pelo governo do Estado em 2021 e a outra metade em 2022. O projeto mais votado será contemplado no ano que vem e o segundo mais votado em 2022.
Publicidade
LEIA MAIS: Corede do Vale do Rio Pardo define primeiras ações da Consulta Popular 2020
Propostas eleitas – nas duas regiões
7 – Fortalecimento das diretrizes e ações voltadas à prevenção do êxodo rural e da agricultura familiar.
Publicidade
9 – Fortalecer e fomentar a produção, industrialização e comercialização da agricultura familiar.
11 – Qualificação e Desenvolvimento do Turismo do Vale do Rio Pardo.
23 – Programa Gestão Sustentável do Solo.
Publicidade
24 – Fomento à agroecologia e à produção orgânica.
26 – Adequação da legislação para a construção de açudes/ reservatórios.
Saiba mais
Publicidade
A Consulta Popular é realizada anualmente há mais de 20 anos no Rio Grande do Sul, sendo organizada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. O objetivo é fortalecer o desenvolvimento regional, valorizando projetos que ampliam o crescimento econômico, a ciência e a inovação em áreas como agricultura, infraestrutura e turismo.
Este ano, a votação vai ocorrer de forma virtual no site www.consultapopular.rs.gov.br ou por SMS de 26 de outubro a 3 de novembro de 2020. O processo vai encaminhar a aplicação de R$ 20 milhões em projetos para municípios das 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).
LEIA MAIS: Votação da Consulta Popular será no fim de outubro