Categories: GeralPolítica

Assembleia revoga reajuste de 117% na cota parlamentar

Durou pouco a tentativa da Assembleia Legislativa gaúcha de elevar em 117% a verba de gabinete dos deputados estaduais. Uma resolução publicada ainda antes do Natal pela Mesa Diretora, que reajustou a chamada cota parlamentar – valor mensal que todos os 55 parlamentares têm direito de ressarcir para cobrir despesas do mandato, como combustível, material de escritório, passagens áreas e serviços postais – acabou revogada nesta quarta-feira, 5. Em pleno ano eleitoral, a verba passaria de R$ 14,8 mil para R$ 32,2 mil a partir de janeiro.

O reajuste foi baseado na inflação acumulada desde o último reajuste, em 2008, sobretudo no que toca ao preço do combustível. A decisão, porém, pegou mal por ocorrer em meio a dificuldades na economia e em um momento em que a maioria dos servidores estaduais está com salários congelados. Vários deputados criticaram duramente o reajuste. “Vivemos um momento político e econômico de extrema dificuldades para o povo em geral e para os servidores públicos em especial. Com a maioria do povo tendo que apertar o cinto diante da alta da inflação, não é momento para esse reajuste nas cotas parlamentares”, disse Luciana Genro (Psol).

Na mesma linha, a bancada do Novo classificou, em nota, como “desproporcional” o reajuste e alegou que essa conta será paga “com o dinheiro do pagador de impostos gaúcho, que já vem sendo duramente penalizado com a alta carga tributária e os efeitos danosos da pandemia.” Em meio à avalanche de críticas, o presidente da Assembleia, Gabriel Souza (MDB), convocou uma reunião extraordinária da Mesa Diretora na manhã desta quarta-feira, 5. Em menos de uma hora, foi decidida a revogação da resolução.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Frente Parlamentar vai discutir estiagem em reunião

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.