Regional

Assembleia Legislativa aprova projeto de lei que regulamenta a colheita do pinhão

A Assembleia Legislativa aprovou, na sessão plenária dessa terça-feira, 13, o Projeto de Lei 94/2022, de autoria do deputado Pedro Pereira (PSDB), que regulamenta a colheita do pinhão no Rio Grande do Sul. O texto autoriza que os produtores realizem a colheita, o transporte e a comercialização das sementes das araucárias, a parir de 1º de abril, como ocorre em Santa Catarina e no Paraná.

“É uma questão de justiça, que fortalece a economia do nosso estado, gera competividade, emprego e renda. Hoje, nossos produtores são proibidos de colher, transportar e comercializar o pinhão antes do dia 15 de abril. Estou muito feliz com a aprovação deste meu projeto, que é uma demanda dos nossos produtores, que foi apresentada pelo vereador de Vacaria, Aldo da Silva, pela vereadora Clarice Brustolin e pelo prefeito Amadeu Boeira”, comemorou Pedro Pereira. 

LEIA TAMBÉM: Sicredi e Sebrae-RS lançam projeto para incentivar a agricultura familiar

Publicidade

Durante a sessão, para que o projeto fosse aprovado, uma Emenda de Plenário foi apresentada com o objetivo de proteger a espécie: a colheita só poderá ser realizada se os pinhões de pinhas apresentarem características de maturação, estado deiscente com coloração verde-amarelada ou marrom típica. “A ideia é preservar a espécie, a flora e a fauna. A regra foi pensada através de uma portaria de 2015, do estado do Paraná. A pedido dos parlamentares”, explicou o deputado. A proposição será encaminhada para a sanção do governador.

Entenda

No Rio Grande do Sul, atualmente, uma Portaria Normativa do Ibama, criada em 1976, pelo extinto Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), impede que os produtores gaúchos colham, transportem e comercializem o pinhão antes do dia 15 de abril. Em Santa Catarina, a colheita inicia em 1° de abril, conforme uma proposição aprovada pele Assembleia Legislativa do estado vizinho e sancionada em 2010, pelo governo catarinense.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.