Regional

Assembleia irá debater negociação coletiva entre contadores e técnicos em contabilidade

O Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo (Sindicontábil) irá realizar, a partir de 2024, o processo de negociação coletiva entre os profissionais contábeis, que atuam na área e o sindicato patronal. A medida abrange inicialmente os técnicos em contabilidade e contadores atuando em organizações de serviços contábeis – na negociação direta com o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Rio Grande do Sul (Sescon-RS). A primeira assembleia com os profissionais deverá ocorrer ainda em janeiro de 2024.

LEIA MAIS: Conexão Contábil: a integridade na contabilidade

O protagonismo assumido pelo Sindicontábil Vale do Rio Pardo faz parte dos preceitos da entidade, ancorados na representação, valorização e integração da classe contábil. Com base nesta justificativa é que o presidente da entidade, Ernani Baier reforça a importância da realização da negociação inédita. “Antes este processo era todo conduzido em Porto Alegre. No entanto, entendemos que faz parte do nosso papel assumir este posicionamento diante de nossos profissionais. Hoje representamos a categoria em 25 municípios da nossa região. Falamos de um contingente de mais de 3 mil profissionais contábeis, entre técnicos e contadores diplomados”, defende.

Publicidade

Baier complementa ao dizer que a negociação coletiva iniciará pelos profissionais contábeis – que exercem a profissão de contador ou técnico em contabilidade – dentro dos escritórios e organizações contábeis no município de Santa Cruz do Sul, para posteriormente ser estendido aos demais municípios. “Nesta assembleia geral a intenção é realizar a discussão, votação e aprovação da Pauta de Reivindicações a ser encaminhada para o setor patronal, por meio do Sescon-RS, podendo conter as cláusulas econômicas, sociais e específicas para a categoria cuja data-base é 1º de março. Estamos antecipando este processo por entender também que tudo será novidade para a região”, justifica o presidente do Sindicontábil Vale do Rio Pardo.

LEIA TAMBÉM: Sindicontábil inicia processo de regionalização

A data da assembleia ainda está sendo confirmada. Conforme o presidente, a intenção é realiza-la ainda no mês de janeiro, passado o período de férias coletivas da entidade, que inicia em 26 de dezembro e termina em 8 de janeiro de 2024.

Publicidade

Representação está no DNA da entidade

Fundado em 13 de maio de 1948 – ou seja, há mais de 75 anos – o Sindicontábil Vale do Rio Pardo tem em sua essência a prerrogativa de representar, perante autoridades de quaisquer poderes, os profissionais das categorias de técnico em contabilidade e contador. “Somos a referência para o profissional, tanto na área sindical e de legislação, mas também na viabilidade da formação continuada, um dos alicerces de nossa entidade e uma necessidade de todo o profissional contábil. Está em nosso DNA ser a representação da classe contábil na região”, reforça o presidente Ernani Baier.

Outra função – determinada inclusive nos estatutos do Sindicontábil Vale do Rio Pardo – é a chancela para a negociação coletiva, por meio da promoção de acordos e convenções, cujo objetivo é regrar e estabelecer a representação diante das relações de trabalho. “E é sobre este papel que estamos falando agora. A necessidade de estarmos ainda mais próximos de nossos profissionais por meio deste protagonismo na negociação com o sindicato patronal”, complementa.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.