Categories: Política

Assembleia gaúcha rejeita realização de plebiscito este ano

Por 29 votos a 23, a Assembleia Legislativa gaúcha rejeitou o projeto de lei que permitiria a realização de um plebiscito em outubro para definir sobre a privatização de três empresas estatais – a CEEE, a Sulgás e a CRM. Diante de uma base aliada desmobilizada, o governador José Ivo Sartori (MDB) enfrentou uma dura derrota a quatro meses da eleição.

O projeto alterava o prazo para a aprovação da convocação do plebiscito de cinco para três meses. Com isso, a consulta pública poderia ser aprovada até o dia 7 de julho. No entanto, além dos partidos de oposição (PT, PCdoB, PSOL e PDT), votaram contra os deputados do PSDB e parte da bancada do PTB – incluindo o deputado santa-cruzense Marcelo Moraes. Os demais integrantes da bancada do Vale do Rio Pardo, Edson Brum (MDB) e Adolfo Brito (Progressistas), votaram a favor.

A realização de plebiscito é obrigatória para que o governo possa vender ou federalizar as companhias. O Piratini vinha alegando que o Estado não tem condições de aportar os recursos que as empresas necessitam para serem competitivas e que o poder público deve priorizar o atendimento às áreas essenciais, como saúde, segurança e educação. A oposição, porém, acusava o governo de querer mudar as regras do jogo de última hora e de tentar contaminar o debate eleitoral.

Publicidade

CONFIRA O PLACAR:

CONTRA
Adão Villaverde (PT)
Altemir Tortelli (PT)
Edegar Pretto (PT)
Jeferson Fernandes (PT)
Luiz Fernando Mainardi (PT)
Miriam Marroni (PT)
Nelsinho Metalúrgico (PT)
Stela Farias (PT)
Tarcisio Zimmerman (PT)
Valdeci Oliveira (PT)
Zé Nunes (PT)
Ciro Simoni (PDT)
Edu Oliveira (PDT)
Eduardo Loureiro (PDT)
Enio Bacci (PDT)
Gerson Burmann (PDT)
Gilmar Sossella (PDT)
Juliana Brizola (PDT)
Luís Augusto Lara (PTB)
Marcelo Moraes (PTB)
Regina Becker Fortunati (PTB)
Ronaldo Santini (PTB)
Adilson Troca (PSDB)
Lucas Redecker (PSDB)
Pedro Pereira (PSDB)
Juliano Roso (PCdoB)
Manuela d’Ávila (PCdoB)
Bombeiro Bianchini (PR)
Pedro Ruas (PSOL)

A FAVOR 
Álvaro Boessio (MDB)
Edson Brum (MDB)
Fábio Branco (MDB)
Gabriel Souza (MDB)
Gilberto Capoani (MDB)
Juvir Costella (MDB)
Tiago Simon (PMDB)
Vilmar Zanchin (PMDB)
Adolfo Brito (Progressistas)
Ernani Polo (Progressistas)
Frederico Antunes (Progressistas)
Sérgio Turra (Progressistas)
Silvana Covatti (Progresssistas)
João Fischer (Progressistas)
Pedro Westphalen (Progressistas)
Aloísio Classmann (PTB)
Maurício Dziedricki (PTB)
Zilá Breitenbach (PSDB)
Elton Weber (PSB)  
Liziane Bayer (PSB)
Any Ortiz (PPS)
João Reinelli (PSD)
Missionário Volnei (PR)

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.