Regional

Assado de carcaça inteira de búfalo atrai público no aniversário de Passo do Sobrado

O município de Passo do Sobrado comemorou 33 anos de emancipação com uma programação que teve como ponto alto o assado de uma carcaça inteira de búfalo, na quinta-feira, 20, na Praça da Emancipação. A atividade integrou a agenda oficial do município e foi promovida pela Associação Gaúcha de Criadores de Búfalos (Ascribu) em parceria com a Prefeitura, reunindo criadores e assadores profissionais em uma iniciativa voltada à valorização da carne bubalina e à divulgação das qualidades da espécie.

O preparo começou às 6 horas e o público pôde degustar a carne a partir das 20 horas. Entre os responsáveis pelo assado estavam nomes reconhecidos como Everton Kunzler, Maiquel Martini, Paulo Firmino, Tutty Ramos e Maximiliano Nardon Soares, além de criadores que também atuaram como assadores: Oswaldo Linck, Luiz Paulo Nunes, Raphael Gonçalves, Hiuryel Ferreira, Gilson S. Júnior e Luiz Fernando Aguirre.

LEIA TAMBÉM: Secretaria de Cultura de Vera Cruz inscreve para curso de instrumentos de sopro

Publicidade

O vice-presidente da Ascribu, Raphael Gonçalves, disse que o evento foi mais uma ação bem-sucedida em parceria com o poder público. “A Associação de Criadores de Búfalo participou da 33ª Festa do Búfalo na cidade de Passo do Sobrado. É uma parceria que se tem com a administração pública para realizar um assado de carcaça de búfalo durante a festa. Nesta edição, levamos uma novilha de 24 meses, que pesou 540 quilos, e a carcaça foi assada ao longo do dia e servida à noite”, explicou.

Setor

Durante o evento, os criadores também aproveitaram para debater questões do setor. Conforme Raphael Gonçalves, um dos assuntos que surgiram entre os participantes foi o aumento da demanda. “Hoje, a procura pelo búfalo, principalmente pelo terneiro e pela terneira para terminação, tem crescido significativamente. Todos os produtores presentes relataram grande interesse por parte do mercado, o que indica uma aceitação cada vez maior do búfalo na pecuária de corte”, relatou.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Publicidade

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber