A Secretaria de Obras e Infraestrutura mira o Natal como prazo para que o asfaltamento das ruas Thomaz Flores e Marechal Deodoro seja concluído. Segundo o secretário Leandro Kroth, a empresa terceirizada PAP Urbanizadora, de Lajeado, designada para a adequação do pavimento, prossegue com o serviço nos dois pontos. Ele destaca que a vencedora da licitação para conduzir as obras está corrigindo depressões. O sistema de drenagem já foi realizado. “Esse trabalho atual é importante para que, posteriormente, não seja necessário fazer buracos no asfalto para consertar problemas que eventualmente possam aparecer”, disse.
Kroth observa que o andamento das obras está dentro do que era previsto no projeto, iniciado no primeiro mandato do prefeito Telmo Kirst. “A última etapa será o asfalto. As limpezas e correções de saliências são trabalhos pontuais, um pouco mais lentos. Não há como acelerar esse processo. O clima também precisa ajudar. Será um melhoria importante para mobilidade urbana e acessibilidade”, acescenta. Na Thomaz Flores, o asfaltamento começa na Rua Capitão Jorge Franz em direção à Rua Gaspar Silveira Martins. Já na Marechal Deodoro, o início será na Rua Senador Pinheiro Machado em direção à Rua Joaquim Murtinho.
O investimento para asfaltamento de 11 ruas ficará em torno de R$ 20 milhões. Somente no lote 2, o valor é de R$ 9 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). “O objetivo é melhorar a trafegabilidade, o que irá resultar em maior qualidade de vida para os santa-cruzenses”, frisa. Em relação aos transtornos vividos pela população naquela região, o secretário admite que o anseio dos usuários pela liberação é grande, mas entende que a compreensão é necessária. “É preciso que o trabalho seja bem-feito para não provocar transtornos depois. Problemas apareceram durante a execução da obra e a correção é fundamental. Se as ruas fossem de menor tráfego, com certeza seria mais rápido”, explica.
Publicidade
Sinalização
O trecho da Rua Tenente Coronel Brito, entre a Galvão Costa e a Avenida João Pessoa, já foi asfaltado. Porém, a sinalização horizontal ainda não foi executada. O secretário explica que a João Pessoa será asfaltada da Rua Galvão Costa até a Rua Coronel Oscar Jost e que após esse serviço ser finalizado, a empresa Giovanella, de Lajeado, responsável pela obra, fará as adequações necessárias na sinalização.
Trânsito
Publicidade
O procedimento de refilagem foi iniciado na Rua Marechal Deodoro, entre a Senador Pinheiro Machado e a Joaquim Murtinho. É a primeira parte da base, feita antes do asfaltamento. A rua ficará bloqueada até as 17 horas nos próximos dias. A Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setsu) pede para que os motoristas não estacionem na quadra durante a noite para que o serviço não seja interrompido, já que o espaço é necessário para a circulação de máquinas.