A programação alusiva ao Outubro Rosa contou com uma ação especial nessa terça-feira, 10, na Praça Getúlio Vargas. A atividade teve como objetivo levar orientações acerca dos cuidados com a saúde e a qualidade de vida. No local houve coletas de pré-câncer, testes rápidos de HIV e sífilis, auriculoterapia e Liang Gong, testes de visão e orientações sobre os direitos das mulheres. A programação foi realizada pela Coordenadoria da Mulher e Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hospital Ana Nery e as Óticas Carol.
Conforme a coordenadora da Atenção Básica em Santa Cruz, Fernanda Carlin, a adesão do público foi positiva. Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, ela salientou que a mesma ação será realizada na Igreja São José, do Bairro Aliança, no próximo dia 17.
LEIA MAIS: Serviços de saúde contemplam mulheres do Centro e bairros de Santa Cruz; confira
Publicidade
Já a titular da Coordenadoria da Mulher, Solange Basso, que também compartilhou orientações às participantes, ressaltou a importância de iniciativas assim. Segundo ela, o evento surgiu da necessidade de levar informações e facilitar o acesso aos exames ao público feminino. “Precisamos estar sempre atentas ao nosso corpo, porque às vezes esquecemos de nós mesmas”, comentou.
Conforme Solange, as mulheres devem estar atentas à saúde, mas muitas vezes precisam enfrentar filas e a demora nos atendimentos. Em razão disso, a Coordenadoria pretende realizar mais edições das atividades em promoção da saúde. “Estamos vendo a importância de promover o acesso para essas mulheres, e ainda de maneira gratuita”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Mama Móvel iniciou roteiro pela região na segunda-feira; veja cronograma
Publicidade
Assim que soube dos exames gratuitos, a moradora de Santa Cruz Neusa Ritter, 70 anos, foi aproveitar a oportunidade. Ela realizou a coleta do pré-câncer e o exame de visão. “Faço todo ano, estou sempre me cuidando”, relatou. A aposentada contou que mantém a sua carteira de vacinação em dia, pois faz todas as imunizações que precisa. “A minha carteira parece com a de uma criança, toda preenchida”, brincou. Neusa elogiou a iniciativa pela rapidez e atendimento facilitado, visto que em unidades de saúde precisaria esperar um tempo maior para ser atendida. “Estamos sempre esperando e, quando aparecem oportunidades como essas, precisamos aproveitar.”
Colaborou John Kaercher Machado
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.