A exposição da artista Mariana Wartchow será inaugurada neste sábado, 5, em Santa Cruz do Sul, na Casa das Artes Regina Simonis. A mostra com o título Conchas e Revelações tem curadoria de Carolina Knies. O evento será aberto às 10h30. A instalação artística com esculturas e fotografias ocupa o espaço do cofre e fica no local até o dia 3 de março. Outra exposição da artista, com venda de peças, denominada Ser Vaso, inicia-se segunda-feira, 7, na Loja Jaque Pizzatto.
De acordo com Mariana Wartchow, que é porto-alegrense, mas possui família em Santa Cruz, a aproximação com a curadora ocorre desde o ano passado. “Pensamos e trabalhamos juntas para levar a cada um dos espaços uma proposta que se inserisse naquele ambiente com potência. Na Casa das Artes, o cofre foi pensado para criar um espaço imersivo, onde as obras formam uma instalação que nos leva para uma paisagem sensorial”, explica. Assim, a mostra traz uma qualidade contemplativa, que oferece a chance de o espectador mergulhar em um espaço e em si mesmo.
LEIA MAIS: Peça teatral “O Professor Pelado” retoma apresentações
Publicidade
Já no salão principal, estará a exposição com gravuras de Dom Quixote, do artista gaúcho Vasco Prado, e as duas ficam em cartaz concomitantemente. “Após ver a Mariana Wartchow em uma oficina aqui na Casa das Artes, posso resumir seu trabalho em uma palavra: sensibilidade. E o resultado são peças únicas que transmitem essa essência”, declarou o diretor cultural da Regina Simonis, Danúbio Zitzmann.
A arquiteta e curadora da exposição, Carolina Knies, adianta que a mostra reúne quase 30 conchas e 11 fotografias em Fineart, que estarão à venda por valores entre R$ 60,00 e R$ 500,00. As obras foram escolhidas formando uma composição, as fotografias criam um painel que marca a linha do horizonte. As conchas em cerâmica posicionadas em frente, com o som ambiente no fundo, resultam na instalação artística. “Queremos induzir o visitante a olhar o todo da obra e não cada objeto isoladamente”, relata.
LEIA TAMBÉM: Vale do Sol abre chamada pública para patrocínio de eventos culturais
Publicidade
Segundo Carolina, que também faz parte da diretoria da Casa das Artes, o que importa na instalação é o conjunto e a a relação com o espaço arquitetônico. “O trabalho da Mari tem um potencial artístico muito forte e autoral. O meu trabalho foi buscar a melhor forma de apresentar esse conteúdo e criar uma exposição à altura para a artista e para nossos visitantes”. Dessa forma, o cofre deve valorizar ainda mais a obra, formando uma paisagem do mar, com areia e música ambiente que resgata os sons do mar e da natureza.
Além da mostra principal, a loja Jaque Pizzatto Art & Decor recebe um desdobramento da exposição. “A série Ser Vaso relaciona vasos, com suas formas e manchas provocadas em um processo artesanal, com a nossa própria existência”, menciona a artista. No local, estarão expostos objetos utilitários, que são produzidos por Mariana em cerâmica e passam por um processo de queima especial.
Sobre a artista
Mariana Wartchow é natural de Porto Alegre e tem 40 anos. De família santa-cruzense, morou na cidade até os 18 anos. É graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), integra o grupo de pesquisa CNPq Poéticas da Participação e o projeto de extensão Lumen. Hoje vive e trabalha no próprio ateliê, em Viamão, onde atua, principalmente, com cerâmica e fotografia.
Publicidade
Na primeira, busca inspiração nas formas e na queima artesanal para estabelecer uma conexão entre mente, natureza e matéria. Na segunda, são os processos antigos e baseados em elementos naturais, como a antotipia, que mais lhe interessam. As linhas de reflexão e pesquisa são a arte que conecta com a ancestralidade, natureza, contemplação e espiritualidade.
LEIA MAIS: ‘Eduardo e Mônica’ chega às telonas de Santa Cruz; veja programação completa
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade