O mês de janeiro já é tradicionalmente conhecido pelas liquidações e ofertas promovidas pelo comércio, que tenta atrair os clientes que não foram passar férias fora de Santa Cruz, ou então já retornaram.
Diferentemente de outras épocas, quando o novo ano já iniciava com promoções em lojas de diversos segmentos, em 2021 os comerciantes optaram por aguardar um pouco mais, buscando entender melhor o comportamento dos consumidores em função da pandemia, e, dessa forma, alinhar as ações para o melhor aproveitamento possível.
LEIA TAMBÉM: Caixa auxilia empresas de Santa Cruz atingidas pela chuva
Publicidade
Na loja Planeta Esportes, uma das mais procuradas em Santa Cruz quando o assunto é tênis e artigos esportivos, vários produtos já estão com novos preços, e o desconto pode chegar a 70%, conforme o item escolhido.
“Sempre tem alguma ponta de estoque que fica do Natal, nas linhas de confecção e tênis. Costumo intensificar as promoções e a divulgação em fevereiro, mas quem chega aqui já encontra várias coisas marcadas com os novos preços”, afirma o proprietário, Renato Bieger.
Ele ressalta que o começo do ano normalmente é marcado por uma queda no movimento do comércio, em função das férias e de muitas pessoas estarem fora de Santa Cruz. Neste ano, apesar da pandemia, o cenário não é diferente.
Publicidade
“Parece que o pessoal estava louco para viajar. Algumas coisas foram liberadas e muita gente aproveitou. Nós sentimos uma queda na procura, mas isso é natural. Temos de buscar saídas, e as liquidações são uma delas”, completa Renato. Outro atrativo, além das promoções, é a possibilidade de oferecer um atendimento diferenciado.
LEIA MAIS: Aplicativo de compras Daki chega em fevereiro
A Joalheria e Ótica Kothe também preferiu esperar um pouco mais antes de iniciar as liquidações de 2021. Segundo a gerente, Luana Kessler, o mês de janeiro costuma ser bom para o segmento, com aumento na procura especialmente na linha de óculos de sol e nos óculos de grau para crianças. No entanto, agora a situação é diferente.
Publicidade
“Está meio estranho, a cidade está muito vazia. Não sabemos se as pessoas estão de férias ou não, porque muitas já tiraram ao longo do ano.” Ela explica que as promoções para aquecer as vendas devem começar em fevereiro.
Segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Sul, Ricardo Bartz, as promoções são importantes não só para atrair clientes e melhorar as vendas, mas também para renovar os estoques de produtos.
Como cada segmento tem um público específico e momentos diferentes onde a procura aumenta, a entidade não promove mais as campanhas de liquidação geral, como ocorria há alguns anos. Ricardo ainda reforça o pedido para que tanto lojistas quanto consumidores sigam respeitando os protocolos de distanciamento e higiene para evitar a disseminação da Covid-19.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Estoque de carros nas lojas é o menor de todos os tempos