Categories: Regional

As lições da Coreia do Sul ao Vale do Rio Pardo

A viagem de uma comitiva para a Coreia do Sul, durante dez dias no mês passado, pode resultar em avanços para a região. A Missão Coreia foi um dos principais assuntos abordados nessa sexta-feira, em Santa Cruz do Sul, durante reunião dos prefeitos dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). A ideia é usar o exemplo sul-coreano para implantar alternativas sustentáveis e mais econômicas.

O presidente do Cisvale e prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, salientou que o país visitado é referência nas áreas de resíduos sólidos, iluminação pública e energia fotovoltaica. Evidenciou que os contatos entre universidades e empresas asiáticas se mantêm fortes, revelando, inclusive, o interesse dos coreanos de visitar o Brasil até o próximo ano. Uma das sugestões apresentadas para a região foi a constituição de uma parceria público-privada para a iluminação pública. O serviço passaria a ser realizado por empresa privada com a utilização de lâmpadas de Led e com monitoramento das lâmpadas queimadas em um painel de gestão.

Outra ideia que ganhou força na viagem é a união dos municípios para contratar uma empresa a fim de elaborar um plano regional de resíduos. De acordo com o presidente, seria difícil cada cidade pensar em uma solução individual. “Nós mesmos podemos processar o lixo, aproveitar o que é material reciclável. Aquilo que é rejeito pode virar combustível, energia elétrica, gás ou material para a construção civil. Pode-se fazer da despesa uma receita para os municípios”, comentou. Uma possibilidade citada durante a reunião foi a utilização de uma linha de crédito para implantação de energia fotovoltaica.

Publicidade

Missão Coreia

A comitiva da região esteve na Coreia do Sul entre 16 e 26 de agosto, para conhecer os serviços de resíduos e energias renováveis utilizados no país. A missão visitou universidades, uma usina de lixo e empresas. A Coreia do Sul faz fronteira com a Coreia do Norte, que tem chamado a atenção internacional por conta dos testes nucleares e ameaças aos Estados Unidos. Mas diferente da vizinha, a Coreia do Sul é democrática e altamente desenvolvida.

Regionalização é alternativa para enxugar os gastos

Publicidade

Outro assunto da assembleia dessa sexta-feira foi a apresentação do Decreto das Inspeções Sanitárias. São cobradas taxas para os serviços de abate de animais e de fiscalização do animal antes do abate, feitos por médicos veterinários. A intenção do Cisvale é de que os trabalhos sejam realizados por profissionais cadastrados pela entidade, em vez de serem por empresas terceirizadas, como propõe o governo estadual. Dessa forma, os associados pagariam o Consórcio e os custos seriam reduzidos em comparação com empresas privadas.

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.