Regional

“Às escuras” e com pouca sinalização, situação do Viaduto Fritz e Frida gera queixas

A Associação de Moradores de Linha Santa Cruz (Amorlisc) encaminhou ofício à Sacyr/Rota de Santa Maria, concessionária que administra a RSC-287, solicitando melhorias na iluminação do viaduto Fritz e Frida. Outra demanda do grupo é por mais sinalização nos trechos que antecedem o viaduto nos dois sentidos. O objetivo é facilitar a localização dos motoristas que desejam ingressar na zona urbana pelo Acesso Grasel ou pela Avenida Léo Kraether, no Bairro Country, ou se destinam ao aeroporto e à região de Linha Santa Cruz.

O documento destaca a intenção da associação em promover a colaboração entre os órgãos públicos e privados e a comunidade para obter as soluções necessárias. O texto afirma que o principal acesso de Santa Cruz encontra-se “às escuras” e pede que o trecho receba iluminação “à altura que o município merece”. O objetivo é proporcionar melhor visibilidade, tanto para quem está seguindo viagem como para os que precisam sair da estrada e ingressar nas vias laterais.

LEIA MAIS: Iluminação do trevo Fritz e Frida é motivo de reclamações

Publicidade

No mesmo local, buscam ainda investimentos em sinalização vertical. “Não raro recebemos críticas de toda ordem sobre tal”, diz o ofício. Uma das sugestões é instalar pórticos ou semipórticos (estruturas que sustentam as placas sobre as faixas de rolamento) a um ou dois quilômetros do viaduto para facilitar a orientação dos condutores. “Lutamos muito pela construção na época, hoje uma realidade para todos. Lamentavelmente, a falta de iluminação e a sinalização precária envergonham a nossa cidade, que recebe justamente por esse acesso grande parte dos seus visitantes.”

A Amorlisc se colocou à disposição para auxiliar com ideias e sugerir projetos que possam, paralelamente, contribuir com o roteiro turístico Caminhos da Imigração, presente na localidade. Conforme o presidente Ricardo Luís Bringmann, o principal problema da falta de informações na rodovia é a confusão entre os motoristas, situação que muitas vezes acaba resultando em acidentes. As solicitações foram apresentadas também a representantes da Rota de Santa Maria durante uma reunião. A empresa se comprometeu a analisar os pedidos.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura auxilia Cemitério Evangélico no resgate de peças furtadas

Publicidade

Entorno

Em setembro a associação já havia atuado para obter melhorias na iluminação do entorno do viaduto Fritz e Frida, nas alças de acesso tanto ao Bairro Country como a Linha Santa Cruz. Houve um impasse entre a Prefeitura e a concessionária sobre quem seria o responsável pela execução dos serviços. Por fim, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura fez a substituição das lâmpadas queimadas e garantiu a visibilidade naquele ponto.

LEIA MAIS NOTÍCIAS EM PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.