A árvore tipuana que cedeu na noite dessa terça-feira, 11, e caiu sobre o prédio de uma farmácia, na Rua Marechal Floriano, será removida após uma avaliação realizada pela Defesa Civil na manhã desta quarta-feira, 12. O prefeito Sérgio Moraes e o secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Vanir Ramos de Azevedo acompanharam a situação.
Segundo o coronel Cesar Eduardo Bonfanti, da Defesa Civil, a remoção total da árvore é necessária, pois até as raízes ficaram expostas, o que representa um risco. “Estamos também analisando uma árvore próxima, ao lado da que cedeu, para avaliar a necessidade de poda ou até mesmo remoção total. No mínimo, uma poda será necessária”, afirmou Bonfanti.

LEIA TAMBÉM: Obras no Calçadão da Floriano vão começar sem retirada de tipuanas
Publicidade
Neste primeiro momento, a remoção da tipuana está sendo realizada por uma equipe do Corpo de Bombeiros. O procedimento envolve a retirada dos galhos maiores e, em seguida, do tronco. “O trabalho é bastante complicado. Será necessário suporte para levar os bombeiros aos pontos mais altos, além do uso de um guincho”, explicou o coronel.
Vale destacar que esta tipuana não estava incluída na análise feita pela Defesa Civil e pelo Conselho Municipal de Gestão Socioambiental (CGMS) para a remoção de árvores devido ao início das obras de ampliação do Calçadão. “Talvez o que estava sustentando essa árvore era a calçada e o solo ao redor, e a remoção dessa estrutura fragilizou a estabilidade da árvore, que acabou tombando”, completou Bonfanti.
Por motivos de segurança, a RGE informou que fará o desligamento da energia elétrica na área onde estão sendo realizados os trabalhos de remoção da tipuana.
Publicidade
LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade