Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

‘REVIRAVOLTA CULTURAL’

Artistas locais podem usar estrutura da Casa das Artes para atividades

Foto: Alencar da Rosa

A Associação Pró-Cultura, mantenedora da Casa das Artes Regina Simonis, recebe inscrições para o projeto Reviravolta Cultural. A ação é a contrapartida de recursos recebidos via Lei Aldir Blanc que ajudaram a subsidiar o espaço durante os meses em que não houve funcionamento, por conta da pandemia. O local permaneceu totalmente fechado por um período e neste ano ainda não reabriu ao público em geral, somente para eventos internos.

A proposta de contrapartida é compartilhar a infraestrutura, equipe, mídias sociais e espaço físico com artistas locais. Estão abertas inscrições para realização de oficinas ou minicursos e saraus ou apresentações. Serão selecionadas de quatro a cinco propostas da primeira opção e duas de apresentações. Além das propostas, a Casa das Artes manterá um arquivo para futuros eventos e programações.

De acordo com a tesoureira Isabel Zanetti, a Associação Pró-Cultura foi contemplada com recursos em três editais da Lei Emergencial Aldir Blanc. O projeto Reviravolta Cultural foi submetido como contrapartida do Edital 001 da Secretaria de Cultura, referente a subsídio de despesas fixas de espaços culturais, entre outros. “Dessa forma, a associação utilizou os recursos para cobrir algumas despesas da Casa das Artes Regina Simonis, como energia elétrica, água, telefone, internet, manutenção, vigilância, impostos e taxas bancárias, bem como o salário da estagiária”, salienta.

Publicidade

LEIA MAIS: Lei Aldir Blanc injeta R$ 886 mil em Santa Cruz

Podem se inscrever artistas locais de todas as áreas. Como o edital é municipal, a organização valorizará os artistas da comunidade. “Estamos priorizando metodologia e estrutura da proposta, exequibilidade do projeto, originalidade, viabilidade financeira e também experiência do artista e diversidade de áreas na seleção das propostas”, conta Isabel. Um dos objetivos do projeto é apoiar os artistas da forma que é possível neste momento de dificuldades, além de incentivar a arte e a cultura por meio da programação de atividades.

Em função da pandemia, a Casa das Artes Regina Simonis foi fechada no fim do mês de março de 2020, interrompendo a exposição da artista Zoraiva Bettiol. A reabertura aconteceu em novembro, com a exposição “Flores Concretas”, de Marcelo Hubner, seguida do Bazar de Natal e pela primeira exposição do ano de 2021, “Da Loucura à Lucidez”, que foi, por sua vez, interrompida no fim de fevereiro.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz tem 32 contemplados com o Prêmio Trajetórias Culturais

“Desde então, estamos fechados ao público e passamos a realizar somente projetos internos.” Essas atividades foram promovidas com vagas limitadas e com participantes inscritos, como nas cinco oficinas realizadas, ou com convidados, como nos projetos “Circuito na Arte na Casa” e “Histórias Extremas”. A Pró-Cultura planeja realizar a reabertura do espaço ao público em meados deste mês.

Como participar

Para a realização de saraus e apresentações devem constar na proposta quem é o artista ou grupo, uma síntese biográfica do participante, qual o segmento artístico ou cultural de atuação, a duração do evento, uma descrição do que será apresentado, se o evento será gratuito ou pago e qual o valor, e o público-alvo. Em vista dos protocolos de contenção da Covid-19, o público destes eventos será limitado a 25 pessoas.

Publicidade

Para esta modalidade, a Pró-Cultura vai ajudar com a cedência do espaço, limpeza e organização do local e divulgação do evento com envio de convites para associados, se o artista quiser, além de equipe de voluntários para apoio. Se a intenção do artista for gravar ou produzir live, será autorizado.

LEIA TAMBÉM: Projeto resgata papel de mulheres sambistas

Já para quem planeja oferecer oficinas ou minicursos, a proposta deve conter nome do artista ou grupo, síntese biográfica, qual o segmento artístico ou cultural, a definição se será uma oficina pontual de um turno ou um minicurso de até três turnos, a metodologia breve da proposta de trabalho, uma descrição resumida da oficina ou curso, se as inscrições serão gratuitas ou qual será o valor, e qual será o público (adulto, jovem, crianças ou idosos). O artista também deve especificar quantas vagas serão ofertadas, sendo que o limite será de dez, por conta dos protocolos contra a Covid-19.

Publicidade

A Pró-Cultura se compromete a auxiliar com cedência do espaço, limpeza e organização do local, divulgação das oficinas e minicursos, controle das inscrições, equipe de voluntários para apoio e certificados de participação para os inscritos. O local também possui materiais básicos, como cola branca e transparente, cola quente, tesouras, pincéis, tintas guache em cores primárias, lápis grafite 2B e 6B e esfuminhos, réguas, borrachas, apontadores, alguns papéis e cartolinas.

Artistas interessados em realizar curso ou apresentação devem encaminhar suas propostas até o próximo dia 5 pelo e-mail [email protected]. Dúvidas podem ser sanadas por WhatsApp, no contato 98923 7808.

LEIA MAIS: Casa das Artes cria cadastro de obras e artistas de Santa Cruz

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.