Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

TEATRO

Artista venâncio-airense estreia dois espetáculos; confira 

Performance cênica da atriz Jaqueline Santos na Feira do Livro de Venâncio Aires | Foto: Divulgação/GS

O mês de março foi de duas estreias para a produtora cultural, instrutora de dança, ativista negra e atriz de teatro Jaqueline Santos. No dia 15 ocorreu a estreia do espetáculo solo de dança Okan Ijó, que em português significa “Dança da Alma”. Ele foi apresentado na semana de aniversário de Vila Nova do Sul, em uma parceria com a Prefeitura. O espetáculo traz ritmos afros e contemporâneos, além de samba. O enredo tem como pano de fundo as diferentes formas de racismo e suas consequências. 

LEIA TAMBÉM: Festival Santa Cruz de Cinema recebe inscrição de 427 filmes em menos de um mês

Já no dia 24, o município de São Sepé recebeu o espetáculo solo lúdico teatral de contação de histórias Rainha Abayomi. Ele surgiu de um trabalho realizado por Jaqueline em escolas de Venâncio Aires em novembro do ano passado. As estreias de suas apresentações reuniram cerca de 450 pessoas. As duas encenações têm direção, coreografia e dramatização de Jaqueline. Já os textos foram produzidos em parceria com o escritor e ator Sérgio Rosa. 

Publicidade

Apesar de colecionar uma trajetória de aparições em palcos, é a primeira vez que Jaqueline realiza apresentações solo. Segundo ela, é uma honra protagonizar individualmente suas histórias. “Me sinto um instrumento de transformação, pois é na educação que formamos cidadãos conscientes e capazes de construir uma sociedade mais igual”, afirma. A artista diz que a experiência é enriquecedora. “A autonomia de um trabalho solo me dá muita confiança e segurança, uma experiência nova para mim, porque sempre criei e atuei na coletividade.” 

LEIA TAMBÉM: Netflix anuncia 6ª temporada da série Black Mirror

Ela ressalta a importância das iniciativas contra o racismo realizadas com as crianças. “As práticas, as lutas e o enfrentamento ao racismo são construídas também com as crianças. Elas precisam de referências, conhecer histórias e lendas nunca antes apresentadas. A energia e a pureza delas revigoram e aquecem a alma”, ressalta.

Publicidade

Após as estreias, Jaqueline segue em apresentação pelas cidades da região. A artista esteve no dia 28 de março em Sarandi, para um público de mais de mil estudantes e professores. Agendas em outros municípios já estão sendo fechadas, para espetáculos nas feiras do livro de Rio Grande, Alegrete, Lavras do Sul, Picada Café e Agudo. Quem tiver interesse em contratá-la pode entrar em contato pelo e-mail [email protected].

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE CULTURA E LAZER NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.