O artista santa-cruzense John da Silva foi convidado para expor seu trabalho na 33ª Feira Nacional de Artesanato, que será realizada entre os dias 6 e 11 de dezembro na Expominas, em Belo Horizonte. O evento vai contar com mais de 3,5 mil artesãos em cerca de 700 estandes, com expectativa de receber 130 mil visitantes e movimentar R$ 60 milhões. John trabalha com entalhes em madeira, pedra e argila, e será o primeiro artista gaúcho a participar do evento. Ele busca apoiadores e patrocinadores para custear a viagem, no valor de cerca de R$ 7 mil.
John conta que o convite veio de maneira inesperada, por meio das redes sociais. “Tinha várias mensagens de uma pessoa desconhecida, que na verdade era a organizadora me convidando para participar da feira.” Sem pensar muito, ele retornou o contato para dar a resposta positiva e saber mais informações. E logo começou a buscar parceiros para viabilizar a participação. “Quero poder chegar até essa feira e representar o nosso município e o Estado”, afirma. “Quero ser o pioneiro e abrir as portas para outros artistas daqui.”
LEIA MAIS: Escola de samba campeã de Porto Alegre contou com arte de santa-cruzense
Publicidade
Para ele, o convite é motivo de orgulho e representa o reconhecimento de sua arte em nível nacional. John começou a trabalhar com madeira de forma autodidata há seis anos, em busca de uma recolocação no mercado. Com o passar do tempo e muita prática, as técnicas foram se aperfeiçoando e os resultados melhoraram significativamente. Hoje, ele é visto como um dos melhores entalhadores de madeira do Brasil. “Nas redes sociais, o meu trabalho é reconhecido no mundo inteiro. Pessoas de diversos países me procuram para tirar dúvidas e pedir dicas”, relata.
Ao comentar sobre as obras que pretende levar para o evento, afirma que a ideia é dar destaque ao Rio Grande do Sul. “Serão trabalhos sobre a nossa fauna e também a tradição gaúcha, o campeirismo e a fumicultura.” A Feira Nacional de Artesanato é a maior feira de artes visuais da América Latina e, além do presencial, contará com uma gravação em 360 graus de todos os estandes. O conteúdo ficará disponível na internet até novembro de 2023, de forma que todos poderão conhecer as peças.
Quem tiver interesse em auxiliar o artista santa-cruzense, quiser saber mais sobre o trabalho ou encomendar uma peça, pode entrar em contato pelo telefone (51) 99144 9722 ou pelo Facebook Entalhe Silva.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Cami Littera escreve a beleza por onde passa
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade