Na Expoagro Afubra há espaço para agroindústrias, oficinas, encontros e, também, artesanato. Peças expostas no Espaço Casa da Emater/RS-Ascar reúnem beleza e funcionalidade, disponíveis para os visitantes da feira, que teve início nesta terça-feira, 26, e acontece até quinta-feira, 28, em Rio Pardo.
Ao todo, cerca de 30 artesãos, de 13 municípios do Vale do Rio Pardo e Centro Serra participam da feira, vendendo os produtos diretamente aos visitantes. Em um local de maior visibilidade nesta edição, na lateral da Casa, a expectativa dos feirantes é de que as vendas aumentem.
LEIA MAIS: Veja a programação completa da Expoagro Afubra
Publicidade
Conforme a supervisora da Emater/RS-Ascar, Marines Bock, a intenção é mostrar o artesanato rural, sendo um ponto de divulgação e comercialização, e também promover a troca de experiências e a integração.
Neste ano, os artesãos participantes receberam capacitação para qualificar a produção, através de um projeto idealizado pela Emater/RS-Ascar e patrocinado pela Afubra. Todos participaram de uma sensibilização e, nos meses de fevereiro e março, um grupo foi selecionado e esteve em oficinas para capacitação em design territorial no artesanato, tendo como matérias-primas fibra de bananeira, palha de milho, cipó e madeira.
A instrutora foi a designer de produto Fernanda Sklovsky, que trabalhou a melhoria de técnica, estética e função de produto, ideia de coleção de produtos, resgate cultural e produtos contemporâneos para atingir novos mercados. “Eles foram desafiados a pensar num projeto do seu produto com a mentalidade do design, sem perder a essência artesanal”, explica Fernanda.
Publicidade
LEIA MAIS: Oficinas mostram como aproveitar melhor a carne no consumo familiar
O projeto, segundo ela, resultou na melhoria estética, inovação e funcionalidade dos produtos (menos decorativos e com mais utilidade), o que gera um valor agregado às peças e também um valor de souvenir de artesanato, de ser uma lembrança do lugar.
Pelo quarto ano participando da feira, o artesão José Geraldo de Oliveira, de Sobradinho, trabalha exclusivamente com artesanato de madeira, especialmente brinquedos, e pequenos móveis sob encomenda. Máquinas agrícolas como trator, colheitadeira e carroça, além de pequenos dormitórios e salas fazem parte dos brinquedos expostos.
Publicidade
Oliveira, que participou da oficina com a designer, conta que agregou muitas ideias novas, criando e trazendo para a feira carrinhos menores e desmontáveis em um estojo de madeira. “É criativo, pedagógico, de fácil transporte, uma opção de presente”, diz o artesão, que afirma que em todos os anos que participou da Expoagro Afubra teve um retorno muito bom. “Consegue gerar bastante renda e, como tem a participação de muitas mulheres, também contribui para o empoderamento da mulher dentro da família”, conclui Marines.