A segunda Feira da Agroindústria e Agricultura Familiar ocorreu nesse sábado, 10. Conforme a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, 21 expositores estiveram presentes no espaço onde acontece a Feira Central, ao lado do Fórum. Os visitantes puderam conferir uma diversidade de produtos. As agroindústrias trouxeram do interior do município pães, cucas, melado, conservas, embutidos em geral, mel, rapaduras e sucos, entre outros.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura começa instalação de semáforos em mais dois pontos da Rua Venâncio Aires
Outro destaque foi a presença de feirantes de artesanato. No estande da artesã Naura Nichels, de Cerro Alegre Baixo, havia uma variedade de potes com suculentas e outras criações. Ela começou a trabalhar com a planta durante a pandemia, como fonte de renda extra. Na sua avaliação, a feira é uma excelente oportunidade para dar visibilidade ao seu trabalho. “A ideia de podermos estar aqui todo mês é bem-vinda”, enfatizou.
Publicidade
O Recanto de Aromas do Monte também chamou a atenção dos visitantes. Localizado em Linha Brasil, em Monte Alverne, produz lavanda, alecrim e capim limão, utilizado para fazer produtos aromáticos. Para uma das proprietárias, Laura Sabina Siebenchler Raths, a feira permite que eles possam não só mostrar os produtos feitos na propriedade, mas também convidar os clientes a conhecer o empreendimento, que conta com café colonial e espaço para ensaios fotográficos. “Pretendemos continuar vindo todos os meses”, garantiu.
No entanto, as artesãs afirmaram que a presença de público no sábado foi inferior em relação à primeira edição da feira. Para Naura, as expectativas eram altas, mas ficou abaixo do esperado. “Foi fraco. Muitas pessoas viajaram em função do Dia dos Pais”, avaliou.
LEIA TAMBÉM: Balanço das vendas pelo Dia dos Pais promete ser positivo
Publicidade
Para Laura, embora o movimento tenha ficado abaixo do esperado, é necessário persistir. “Todos os expositores precisam trabalhar juntos e divulgar a feira ainda mais para alcançarmos um público maior.”
Na avaliação do secretário de Agricultura, Decio Hochscheidt, a Feira da Agroindústria é uma iniciativa nova e promissora. E por ser uma atividade recente, ainda é necessário algum tempo para que a comunidade tome conhecimento e participe mais.
De acordo com o secretário, a intenção da administração municipal é tornar a feira semanal. Mas para isso, será necessário abrir um novo chamamento público. “Juntamente com a prefeita Helena Hermany, vamos conversar com os feirantes para verificar formas de torná-la mais frequentada e presente na rotina da comunidade.”
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
This website uses cookies.