A 37ª Oktoberfest, que se iniciou na quinta-feira, 6, celebra as manifestações artísticas em geral. E é no clima da Festa da Alegria que a Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul organiza, em paralelo e em simultâneo ao evento germânico, um ambiente para divulgar e difundir a produção das artes plásticas e do artesanato na região. Desde a manhã deste sábado, 8, a Casa das Artes Regina Simonis, no centro da cidade (esquina das ruas Marechal Floriano com Júlio de Castilhos), sediará o espaço Arte na Garagem. Como o próprio nome sinaliza, o bazar funcionará, em formato temporário, no local da garagem do prédio, com acesso pela Rua Júlio de Castilhos.
A partir da abertura, neste sábado, o bazar atenderá durante os dias da Oktoberfest, até 23 de outubro: de segundas a sextas-feiras, nos horários costumeiros de funcionamento da Casa das Artes; e aos sábados, domingos e feriados, em horários de maior movimento no centro. A proposta da Associação Pró-Cultura é a de que artistas plásticos e artesãos possam comercializar ali os produtos.
LEIA TAMBÉM: Grupo de artistas de Santa Cruz volta a expor em novo espaço
Publicidade
E não são produtos quaisquer: as peças de arte são nada menos do que itens do acervo da Bublitz Galeria, de Porto Alegre, que selecionou gravuras para essa oportunidade; ao lado delas estarão a Casa de Zorzi, com licores italianos feitos à mão, em pequenos lotes; e ainda a Vicca Doce Aconchego, com doces e biscoitos artísticos feitos artesanalmente, livres de glúten e veganos.
A expectativa é de que o espaço Arte na Garagem possa ser promovido com frequência. A cada edição, diferentes artistas ou artesãos terão a chance de apresentar produtos, individualmente ou em grupos. O bazar ficará aberto ainda aos sábados e domingos, bem como aos feriados, em expedientes previamente definidos com os artistas ou artesãos, que estarão no local para ajudar no atendimento ao público.
LEIA TAMBÉM: Cinco livros para conhecer Annie Ernaux, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura 2022
Publicidade
Quem for conferir o bazar Arte na Garagem terá a oportunidade de levar para casa algumas criações de grandes artistas gaúchos, brasileiros e estrangeiros. O proprietário da galeria, marchand Nicholas Bublitz, que já trouxe vários outros acervos de destaque a Santa Cruz do Sul e à Casa das Artes Regina Simonis, informou ao Magazine que para este evento selecionou especialmente gravuras.
E estão no conjunto obras de arte originais e autênticas, a valores muito acessíveis, como antecipou. Entre os nomes, refere Aldemir Martins, Antônio Soriano, Carlos Scliar, o argentino Carybé, Vieira da Cunha, Érico Santos, Fang, Chico Ferreira, Inos Corradin, Ivald Granato, Kenji Fukuda, Juarez Machado, Lou Borghetti, Penacchi, Neno Ramos, Paulo Amaral e Victor Hugo, entre outros.
LEIA TAMBÉM: A Gazeta conferiu: as ondas de Virginia Woolf
Publicidade
Bublitz salienta que estará expondo mais de cem gravuras do acervo da galeria, uma das mais tradicionais de Porto Alegre. No bazar, estarão à venda parceladas em até dez vezes, como uma forma de facilitar e estimular os santa-cruzenses e os visitantes a, em plena Oktoberfest, adquirirem peças de arte de qualidade.
O marchand enfatiza que, além da incorporação de obras ao acervo particular ou familiar, os investimentos em produções de artistas renomados, muitos dos quais já falecidos, constituem também um investimento, não raro com alto valor agregado, uma vez que tais obras só tendem a ampliar a valorização ao longo do tempo.
LEIA TAMBÉM: Centro de Cultura recebe exposição de Decio Mai
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.