Promovido pela Prefeitura Municipal de Arroio do Tigre, através da Secretaria de Assistência Social, ocorreu na tarde da sexta-feira, 4, um encontro especial para as mulheres arroio-tigrenses. A Câmara de Vereadores sediou atividade referente ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a qual contou com duas palestras e também momento de descontração com a professora e musicista, Alda Goettems dos Santos.
Sob o tema “A Evolução das Mulheres na Sociedade”, o evento contou com a participação da advogada, mestra em Direitos Sociais e Políticas Públicas, vereadora em Santa Cruz do Sul, empresária, pesquisadora e ativista dos direitos das mulheres, Nicole Weber. Durante pouco mais de uma hora, Nicole falou sobre diversas questões ligadas à representatividade, os diferentes papéis, os desafios e conquistas das mulheres, englobando as lutas femininas ao longo do tempo, sobretudo nos dias atuais, levantou a pauta da violência contra a mulher e seus desdobramentos, e a necessidade de respeito, igualdade e reconhecimento.
LEIA TAMBÉM: Nova sala da Academia Centro-Serra de Letras é inaugurada
Publicidade
“Ser mulher é isso, estarmos vigilantes na manutenção dos nossos direitos, constantemente. Ainda falta bastante para a gente conquistar, em situações como cargos de chefia em um mundo corporativo, em grandes empresas, instituições, órgãos, cargos de voz e poder. Na política falta muito ainda. Temos uma porcentagem muito pequena de representantes. Perdemos, no número de mulheres eleitas, para países que retiram o direito das mulheres. Somos o ranking 142 de 192 países com menos mulheres eleitas, e isso não pode. Mulheres sabem falar sobre tudo, fazem políticas públicas para a mulher e para toda a comunidade”, reforça Nicole.
Preocupada em contribuir com as mulheres que a escutam durante as palestras que vem realizando pelo Estado, Nicole salienta a importância de incentivá-las a trilharem os próprios caminhos, reservando tempo para si. “Tento abordar de tudo para que elas conheçam desde a sua história – fizemos 90 anos do voto feminino em fevereiro, o que foi conquistado com muita luta. Precisamos honrar aquelas mulheres que fizeram isso por nós. E isso é o tipo de trabalho que busco fazer, contar estas histórias e que seja muito mais fácil para as novas gerações, para que já tenham espaços prontos a serem conquistados”, enfatiza.
LEIA TAMBÉM: Projeto Arte e Cidadania retoma suas atividades em Sobradinho
Publicidade
Segundo ela, as mulheres precisam se encorajar mais. “Elas têm qualidades que não precisam ser iguais às que aos homens são atribuídas na política. Uma mulher que é uma super mãe, uma super profissional e que tem ideias boas já está qualificada para se candidatar e concorrer. O que falta, às vezes, é apoio familiar, é também ela se sentir pronta. Comigo também aconteceu isso. Eu, que quis desde pequena estar na política, fui concorrer com 32 anos e fui muito feliz, sendo a terceira parlamentar mais votada em minha primeira eleição. É só tentar. A gente precisa e merece ocupar mais estes espaços. A mulher que tem lugar de fala, que entende o que é passar o que uma mulher passa, é que vai saber fazer estas políticas públicas”, salienta Nicole.
Em um segundo momento do evento, a enfermeira da rede municipal de Saúde de Arroio do Tigre (Posto de Saúde Sede), Elizete do Carmo Zimmer, abordou questões ligadas à prevenção, tais como câncer de mama e de colo do útero, entre outros assuntos relacionados às mulheres, como pré-natal, climatério, menopausa, além de como buscar orientações e formas de sanar dúvidas.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Ezequiéli Scota, o evento foi promovido com o intuito de valorizar as mulheres, sejam elas do campo ou da cidade, integrando-as em um momento de reflexão. “Trouxemos a Nicole que atua também com políticas públicas voltadas à mulher. E, no sentido de que precisamos também nos cuidar, nos prevenir, a enfermeira Elizete para dialogar sobre temas pertinentes à prevenção”, salientou.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.