O Juizado do Torcedor, por meio do do juiz Marco Aurélio Xavier, definiu punições para quatro torcidas organizadas do Grêmio e a interdição da arquibancada norte da Arena imediatamente. As medidas são válidas para o confronto de sexta-feira, 26, diante do Ituano, às 19 horas. No entendimento do órgão, que decidiu pelas sanções ainda na noite de domingo, 21, através das imagens e presenciando as confusões e brigas, as torcidas Geral do Grêmio, Rasta, Garra Tricolor e Torcida Jovem estão suspensas por 90 dias. Os identificados também foram preventivamente suspensos.
As condenações podem aumentar ainda mais. Pela notoriedade do caso, já que as imagens foram amplamente divulgadas pela imprensa e redes sociais, o STJD deverá apreciar o tema. De acordo com especialistas jurídicos, o clube corre o risco de ser enquadrado no artigo 213, que prevê perda de mando de campo de uma a dez partidas, além de multa de R$ 100 a R$ 100 mil. “Quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a 10 partidas, provas ou equivalentes, quando participante da competição oficial”, diz o texto do parágrafo 1º do artigo em questão. A situação pode ser amenizada caso o clube comprove que identificou e puniu infratores.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade