Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Música

Ariana Grande fica devendo simpatia, mas mostra talento de sobra em SP

Um batalhão de meninas pré-adolescentes se armou com suas tiaras em formato de orelhas de gato para esperar Ariana Grande, 22, na fila do Allianz Parque neste domingo, 25. A cantora se apresentou pela primeira vez no Brasil com a turnê Honeymoon, baseada no repertório de “My Everything” (2014), seu segundo disco.

A expectativa dos fãs para a ver o ídolo -que desembarcou no Rio de Janeiro no último sábado antes de vir a São Paulo, sem falar com os fãs no aeroporto- levou a episódios de histeria coletiva, em que qualquer sombra era interpretada como Ariana. Ansiosos pelo atraso de mais de duas horas na abertura dos portões devido a problemas na passagem de som, os pagantes chegaram a confundir as pessoas no estacionamento do estádio com a cantora.

Parte do público, que dificilmente passava dos 20 anos, veio direto das salas em que prestaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Anunciado em agosto, o conflito na agenda teen levou a um abaixo-assinado organizado pelos fãs, sem sucesso. Se resultante ou não, fato é que os pouco mais de 25 mil ingressos disponibilizados para o show no Allianz Parque não esgotaram.

Publicidade

Bruno Gama, 19, terminou a prova e foi direto para a fila da apresentação. “Ainda estou carregando meus cadernos e minhas canetas”, conta.”As pessoas de São Paulo ainda conseguem sair da prova e vir para o show, mas e o pessoal dos outros Estados? O Enem complicou bastante”, diz o estudante Ubirajara dos Santos, 18. Integrante da equipe do site “Ariana Grande Brasil”, ele veio de Minas Gerais para acompanhar o show.

Alguns abandonaram o exame na metade. Ana Carolina Correia, 15, aproveitou o fato de não estar em ano de vestibular para treinar seus conhecimentos apenas no primeiro dia. No segundo, foi com a mãe, Regina, 46, ao estádio do Palmeiras.”Acho que o Enem interferiu muito para estar mais vazio, além de estar muito caro. Fui com a minha filha ao show do Justin Bieber e era mais acessível”, opinou Regina.

Fãs mais engajados, porém, nem cogitaram prestar o exame e acamparam na fila por 15 dias para garantir um lugar junto à grade do palco. Em quatro turnos (manhã, tarde, noite e madrugada), 22 pessoas se revezaram para ver Ariana mais de perto.”Já até passei mal na fila, não sei se de pressão baixa ou ansiedade”, conta Robson da Cunha, 22. No sábado, ele deixou os amigos para ir recepcionar a cantora no aeroporto.

Publicidade

O show

Ariana tentou muito. Tentou acompanhar os dançarinos, impressionar com os figurinos (um deles, inspirado nos anos 1920, é todo composto por plumas cor-de-rosa), ser sensual e segurar o show com sua presença de palco, que não impressiona. Conciliar tudo, é claro, não deve ser tarefa fácil, mas outras artistas pop, como Beyoncé, já mostraram ser possível.

Mesmo com todos os artifícios, é mesmo a música que fica em primeiro plano. É inegável o talento vocal de Ariana: ao longo das 15 faixas apresentadas, ela cumpre a cartilha da maratona vocal a que se propôs com notas altas e registros de apito, que deixariam suas contemporâneas Demi Lovato, Miley Cyrus e Selena Gomez envergonhadas. Quando dispensa os dançarinos e opta por uma atmosfera mais intimista na balada “Tattooed Heart”, segura bem as pontas. Mariah Carey, com quem é exaustivamente comparada, já pode se orgulhar.

Publicidade

Apesar de ser reconhecida por sua sonoridade inclinada ao R&B, Ariana não esconde sua vocação marcadamente pop. Do começo ao fim do show, o backdrop futurista e as luzes cor-de-rosa são apostas no glamour fácil, simples e pouco inovador do gênero. Para os fãs, ficaram faltando canções favoritas e mais simpatia. Em português, Ariana só arriscou um tímido “obrigada”, que em nada lembrou o festival de carisma de Katy Perry, última cantora pop a se apresentar no Allianz Parque antes dela.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.