Agronegócio

Área cultivada com trigo na região terá redução nesta safra

Os municípios produtores de trigo no Vale do Rio Pardo devem reduzir as áreas cultivadas na safra deste ano. A estimativa é da regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, que engloba a região. O total semeado tende a diminuir de 18.455 hectares para 13,9 mil hectares. Uma queda de 24,7% em relação ao ano passado.

Essa baixa é reflexo do excesso de chuva registrado em 2023, durante o período de colheita. Apesar da estimativa, o engenheiro agrônomo Josemar Parise, extensionista rural da Emater Soledade, afirma que a atividade deverá ser bem conduzida nesta safra, sendo possível uma resposta favorável em termos de receita.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: frio e umidade são riscos para o tabaco

Publicidade

“A colheita vai ocorrer entre a segunda quinzena de outubro e o início de novembro. Conforme os prognósticos climáticos, deverá ser um período de pouca chuva, o que favorece a operação, mantendo a produtividade nos patamares normais”, disse. Em virtude da enchente de maio, Parise ressalta que houve perda na fertilidade do solo, o que está sendo corrigido pelos produtores.

No baixo Vale do Rio Pardo, Encruzilhada do Sul, Venâncio Aires, Vale Verde e General Câmara são os municípios que mais devem reduzir o cultivo. Já Pantano Grande e Rio Pardo – maiores produtores – tendem a manter a produção. De acordo com Parise, a relação custo–benefício fica desfavorável ao agricultor. “Teve a elevação de custo de produção, isso também contribui para a redução no plantio.”

LEIA TAMBÉM: Feira da Agroindústria e Agricultura Familiar começa neste sábado

Publicidade

Em relação à semeadura do trigo, que começou na segunda quinzena de junho, produtores do Centro-Serra atingiram 80% da área e devem encerrar o plantio nos próximos dias. No baixo Vale do Rio Pardo, esse percentual fica entre 15% e 20%, devendo evoluir para 50% com a expectativa de predominância de tempo seco.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.