Um grupo de 22 servidores municipais de Santa Cruz do Sul desde a manhã de quinta-feira retrocedeu quase duas décadas no tempo com o início da contagem dos votos de todas as cédulas da Consulta Popular, que ocorreu na última quarta-feira em todo o Estado. A apuração ocorre no prédio da Bierhaus, no Parque da Oktoberfest, e deve se estender até o final da tarde desta sexta-feira, prazo final para o encaminhamento dos dados ao Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) para o cadastramento no sistema da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado (Seplan). A contagem também acontece nos demais municípios da região, coordenada pelos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes). Embora o processo também apresente as opções de votação pela internet e de um aplicativo em smartphones ou tablets, a maioria dos eleitores ainda participa com o voto manual nas urnas presenciais, em pontos estratégicos e itinerantes.
O sistema de contagem dos votos manuais segue o mesmo procedimento do período das cédulas usadas na época das eleições políticas. Inicialmente há a conferência das assinaturas e depois é aberta a urna para conferência do número de cédulas. Após inicia a contagem, onde um “canta” o voto e outro faz a anotação. Os resultados da votação são contabilizados urna por urna, não diferindo do sistema eleitoral, onde os eleitores podem conferir os dados de cada seção.
Há 12 anos envolvido na organização da Consulta Popular em Santa Cruz do Sul, o agente de desenvolvimento Paulo Valdir Mans, 43 anos, afirma que a contagem dos votos em cédulas é uma forma de retroceder ao período das eleições políticas com o uso de urnas manuais. Explica que trabalhou cedido à Justiça Eleitoral até 1998, último ano de uso do sistema não eletrônico em Santa Cruz do Sul. Lembra que naquele período o trabalho de apuração durava até uma semana para o encerramento de todo o processo de contagem e conferências nos sete municípios que faziam parte da Zona Eleitoral com sede em Santa Cruz do Sul.
Publicidade