Que tal aproveitar o período de férias para ser um doador? O Banco de Sangue Hemovida, do Hospital Santa Cruz (HSC), reforça o pedido para que moradores de Santa Cruz do Sul e região doem sangue. Após uma considerável queda no movimento entre novembro e dezembro, o centro observa leve aumento neste início de janeiro. Enquanto na baixa temporada 390 doações foram recebidas pelo banco, agora a média alcançada é de 430. Conforme o enfermeiro do Hemovida, Cezar Rodrigo Priebe, mesmo com a alta é importante reforçar o pedido.
Hoje o tipo mais necessitado pelo centro é o O negativo. Priebe acrescenta que são apenas dez bolsas frente a 70 dos tipos mais encontrados, como o A Positivo. “O O negativo é um sangue ‘curinga’, uma espécie de sangue universal. Por isso é tão importante que quem tenha esse sangue, se disponibilize a ajudar”, explica.
Enfermeiro Cezar Priebe, do Hemovida: tipo mais necessário hoje é o O negativo.
Foto: Lula Helfer.
Publicidade
O Banco funciona das 7h30 às 13 horas, junto ao Hospital Santa Cruz (HSC). A doação é rápida. Após a execução da triagem clínica – entrevista para verificar se a pessoa tem condições de doar –, o doador é imediatamente submetido ao processo. Ele deve apresentar um documento com foto (identidade, carteira de motorista ou de trabalho). O telefone para contato é o (51) 3056 2103. Mais informações também pelo e-mail [email protected].
Saiba mais
O sangue coletado é analisado em laboratório antes das transfusões. O doador recebe os resultados dos exames em 30 dias. De cada pessoa é retirado 450 ml, sendo que o processo pode durar de 30 a 40 minutos. O intervalo mínimo de cada doação é de 60 dias para os homens (máximo quatro vezes por ano) e de 90 dias para as mulheres (máximo três vezes ao ano).
Publicidade
Quer ser um doador? Confira os requisitos
- Estar em boas condições de saúde
- Ter idade entre 18 e 65 anos
- Jovens a partir dos 16 até 18 devem ir acompanhados de um responsável
- Pesar, no mínimo, 50 quilos
- Não ter feito tatuagem ou colocado piercing pelo período de um ano
- Não estar tomando antibiótico
Importante
- Fazer um lanche leve antes da doação
- Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação
- Trazer um documento de identidade com foto
Empecilhos para a doação
Publicidade
- Gripe ou febre
- Gravidez ou amamentação
- Cirurgia de grande porte há menos de seis meses
- Ter comportamento de risco em relação à aids
- Ter tido hepatite após os 10 anos de idade
- Após a doação não fazer atividade física ou qualquer atividade que demande esforço.