Os vereadores de Santa Cruz do Sul aprovaram a indicação para que seja obrigatório o ensino da Manobra de Heimlich em escolas e creches do município. O assunto esteve em pauta durante a sessão da Câmara na noite dessa segunda-feira, 18. Agora, a sugestão do vereador Leonel Garibaldi (Novo) passa ao Executivo, que deve fazer o encaminhamento do projeto de lei.
LEIA MAIS: Projeto prevê orientações sobre a Manobra de Heimlich em espaços públicos; entenda
O objetivo, segundo Garibaldi, é a necessidade de garantir a segurança e o bem-estar das crianças que frequentam as instituições educacionais. A manobra de Heimlich é uma técnica simples, mas essencial, para desobstruir as vias aéreas em caso de engasgamento.
Publicidade
“Ao garantir que os funcionários e professores das escolas e creches estejam treinados para realizar essa manobra, estaremos criando um ambiente mais seguro para os alunos, prevenindo acidentes graves e garantindo uma resposta eficaz em situações de emergência”, citou.
LEIA MAIS: VÍDEO: saiba o que é e como aplicar a Manobra de Heimlich em bebês
Para o vereador, a ação demonstraria o compromisso do município com a segurança e o cuidado com as crianças, sendo uma medida preventiva que pode salvar vidas. “O projeto de lei sugerido visa a proteção da comunidade escolar e o atendimento às necessidades de segurança e saúde dos alunos”, observou.
Publicidade
Outro projeto de lei que tramita na Câmara de Vereadores é o que prevê a fixação de cartazes explicativos em espaços públicos, demonstrando como aplicar a Manobra de Heimlich. O autor da proposta é Cleber Pereira (União Brasil).
O assunto entra na pauta do Legislativo cerca de uma semana após a morte de Lara Martins Anton, de 5 meses. A bebe morreu engasgada com leite em uma creche particular no Centro de Santa Cruz do Sul. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE POLÍTICA
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.