Conselheiros do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial (Compir) comemoram a aprovação, por unanimidade, do Projeto de Lei do Executivo Municipal nº 243/E/2015, de 9 de dezembro de 2015, que consolida a Lei de criação do Conselho Municipal e cria o Fundo Municipal da Promoção da Igualdade Racial de Santa Cruz do Sul. A aprovação ocorreu na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, no dia 14.
Após várias reuniões entre conselheiros e representantes da Administração Municipal houve um entendimento por parte de todos quanto à relevância do fortalecimento do conselho, que também passa a ser deliberativo. O Compir que estava vinculado à Secretaria Municipal de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação, agora passa a fazer parte da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
O conselheiro e secretário executivo, Moacir José Fanfa, o Moa, responsável pela articulação da reconstrução do conselho, agradeceu ao prefeito Telmo Kirst pela compreensão sobre a relevância das políticas de promoção da igualdade racial no município. “Também agradecemos aos vereadores da situação e da oposição no atendimento ao pedido dos conselheiros para que este projeto fosse votado em regime de urgência e pela aprovação.”
Publicidade
O Compir foi criado pela Lei Municipal n° 4.701 de 19 de dezembro de 2005, no sábado completará exatamente 10 anos de criação. “O mandato da presidente Isabel Ferreira e da vice Susana Gaab, para o biênio 2014/2015, foi o mais efetivo por méritos de todos os conselheiros tanto da sociedade civil quanto governistas. Criamos a Comissão Contra o Racismo e Discriminação Racial e a Comissão de Educação e Cultura. Também destacamos a participação da bancada afro-umbandista deste conselho na construção do Conselho do Povo de Terreiro do Rio Grande do Sul no ano de 2014 com o apoio da prefeitura de Santa Cruz do Sul.”
Para comemorar a data, haverá uma reunião de confraternização entre conselheiros e convidados, no sábado, 19, às 16h, na Sala de Reuniões do Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest. “Tudo custeado por cada um dos conselheiros. Também será feita uma reflexão sobre estes dez anos do Compir. Após, o Conselho entrará em recesso até março, mas a diretoria e alguns conselheiros neste recesso irão reformular o Regimento Interno e apresentar a plenária na primeira Reunião Ordinária de 2016. Também em março sairá um edital para nova composição do Compir e eleições da Diretoria Executiva.” Maiores informações com Moa pelo celular 9611-9226.
Publicidade
This website uses cookies.