Política

Aprovada a criação do Fundo Municipal de Defesa Civil

Dois projetos foram aprovados na sessão ordinária desta segunda-feira, 17, pela Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. Um deles, de origem do Executivo, trata da criação do Fundo Municipal de Defesa Civil.

O objetivo é adequar a legislação municipal para que possam ser acessados recursos das esferas federal, estadual e municipal, através de transferências, doações de pessoas físicas ou jurídicas, recursos provenientes de termos de ajuste de conduta, entre outros.

LEIA TAMBÉM: Câmara avalia projeto de lei que cria o Fundo Municipal de Defesa Civil

Publicidade

“A ideia é utilizá-lo como fonte de recursos para garantir a execução de ações de prevenção, preparação para emergências, resposta a fenômenos climáticos e ações de reconstrução e recuperação”, garante a justificativa.

O Fundo Municipal de Defesa Civil (Fumdec) terá como finalidade viabilizar a captação, o controle e a aplicação dos recursos financeiros destinados a garantir a execução de ações de Defesa Civil em quatro eixos de atuação: prevenção de desastres; preparação para emergências e desastres; respostas aos desastres; e restabelecimento, reconstrução e recuperação originada por desastres.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz lança programa para reconstruir a cidade após tragédia; confira

Publicidade

Entre as ações de restabelecimento previstas podem incluir desmontagem de edificações e de obras de artes com estruturas comprometidas; desobstrução de vias e remoção de escombros; obras de pequeno porte, como pontes de e passagens molhadas; e serviços de engenharia para o suprimento de energia elétrica e esgotamento sanitário. E as ações de resposta se referem à ajuda humanitária, envolvendo, por exemplo, cestas básicas, kits de higiene, telhas, lonas, colchões e cobertores.

Outro projeto aprovado é de autoria do vereador Ilário Keller (PP), que denomina vias públicas de Rua Albano Afonso Konzen, Rua Valmir de Oliveira Cardoso e Rua Juiz Mário Alvisius Assmann, atendendo a um pedido do Rotary de Santa Cruz do Sul.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.