Categories: RegionalSem categoria

Apropriado para as artes: Santa Cruz terá novo Centro de Cultura

Um ambiente agradável, climatizado, revitalizado, com nova iluminação e móveis novos. Assim está o Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz, na Rua Ernesto Alves, 817, junto à Praça Siegfried Heuser, no prédio onde antigamente funcionava a Estação Ferroviária. De maneira informal, ele foi “reapresentado” ao público santa-cruzense na noite de terça-feira com a abertura de uma exposição coletiva de trabalhos produzidos pelos alunos da artista plástica Valquíria Ayres Garcia no decorrer das oficinas de 2019. Valquíria trabalha na Biblioteca Pública. E elas, as oficinas, retornam em março.

Estão no local por tempo indeterminado, para a visitação e comercialização, algo em torno de 70 telas nos estilos figurativo e abstrato nas técnicas têmpera e tinta acrílica, com entrada franca e numa promoção da Secretaria Municipal da Cultura (Secult). São trabalhos de alunos das mais variadas idades, de crianças até adultos. Neste período de férias de verão, o Centro de Cultura funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, voltando ao horário normal também em março. O secretário de Cultura, Edemilson Severo, junto com sua equipe, esteve no prédio apreciando as obras – de arte e revitalização – e ficou bastante emocionado com o(s) resultado(s).

Edemilson disse que sempre teve um carinho muito especial por aquele local e muitas outras atividades ainda serão feitas para a sua contínua revitalização e integração com a comunidade. Em breve – muito provavelmente lá por março, também! – serão feitos reparos no vagão e na locomotiva estacionados no pátio, além da troca do telhado de zinco que cobre toda a extensão da plataforma. Também está prevista uma cobertura para o trem, para a sua melhor conservação.

“Estamos fazendo tudo o que é possível, mas sem alterar as características do prédio”, comentou Severo, acrescentando que nada melhor do que fazer a sua reabertura com trabalhos de artistas sediados aqui. “O Centro de Cultura não é da Secretaria da Cultura. Ele é de todos. Nós vamos passar, mas ele ficará, para sempre. Só estamos dando condições para que a cultura, de um modo geral, aconteça.” Valquíria também falou da alegria de ter os seus alunos ali, com ela, em um momento tão importante. Ao final, fez o convite para eles: “Bem, agora sintam-se à vontade para apreciar o que vocês fizeram.” E fizeram bem!

Ramal

O antigo prédio da Viação Férrea foi inaugurado em 19 de novembro de 1905, no mesmo dia em que Santa Cruz deixou de ser vila e foi elevada à condição de cidade. A solenidade de inauguração do ramal ferroviário que ligava Santa Cruz a Ramiz Galvão contou com a presença do então presidente da província, Borges de Medeiros. O ramal ferroviário deixou de funcionar em 1965. O prédio abriga o Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz, nome que foi dado em homenagem ao fundador e primeiro diretor da Gazeta do Sul.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.