A Associação dos Amigos da Praça do Chafariz (Apriz) de Santa Cruz do Sul, em parceria com o Grupo Reflorest, realizou na manhã desse domingo, 20, na Praça Getúlio Vargas, o plantio de 23 árvores. Foram plantados ipês brancos, amarelos, roxos e rosas, ao redor do chafariz e nas calçadas do entorno.
A iniciativa marca a passagem do Dia da Árvore, comemorado nesta segunda-feira, 21, e conta com a participação de empresas, instituições e pessoas físicas do município, que doaram valores para custear a aquisição das mudas, terra, gradil, estacas e também placas de metal para identificação. As plantas foram todas catalogadas, com o respectivo nome da espécie, a data do plantio, o nome de quem “adotou” e uma frase de conscientização a respeito da preservação do meio ambiente.
LEIA TAMBÉM: Distribuição de mudas na Gazeta começa nesta segunda
Publicidade
O tesoureiro da Apriz, André Luís Krause, explica que o gesto também faz parte de uma ação de humanização. “A ideia é, no futuro, a gente olhar e sentir uma alegria enorme de ter vivido em 2020, apesar de todas as dificuldades, pois neste ano fomos tão chacoalhados e questionados sobre o nosso modo de vida. Então, estas árvores simbolizam isso: a mudança radical e necessária para vivermos melhor”, afirmou Krause.
Um estudo e a autorização para o plantio foram encaminhados junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, como explica o técnico em meio ambiente e proprietário do Grupo Reflorest, Fábio Ribeiro. A bióloga da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Daiane Geiger, indicou qual o melhor local para o plantio. A preocupação é de que as plantas se desenvolvam com espaçamento e possam contribuir com a arborização e o remanejo, no futuro, de espécies mais antigas.
LEIA TAMBÉM: Gazeta distribui mudas de árvores neste sábado
Publicidade
Com a frase “A única forma de chegar ao impossível é acreditar que é possível”, fixada junto a uma das placas, o professor e doutor em química Wolmar Alípio Severo Filho deixou a sua contribuição. Na calçada perto do Restaurante Quiosque da Praça, ele plantou a primeira muda, um ipê-amarelo. “Acredito que essa é uma oportunidade de manter uma conexão com a natureza. É um legado para o mundo e para as próximas gerações. Poder participar disso, com meu conhecimento, me deixa muito satisfeito”, afirmou.
Sônia Marli Kessler Kist também participou da atividade na área interna da praça. “Vim fazer uma homenagem póstuma ao meu marido, Silvérius Kist,que foi deputado por muitos anos e sempre foi uma inspiração em termos de conduta. Plantei uma árvore para ele ao lado da minha. Acho importante contribuir com a arborização e embelezamento da nossa cidade, e dar seguimento ao trabalho já realizado”, comentou.
LEIA TAMBÉM: Gazeta e Sítio Eco Flores distribuem quatro mil flores em Santa Cruz neste sábado
Publicidade
This website uses cookies.