Representantes da Associação Amigos da Praça do Chafariz (Apriz) levaram ao prefeito Telmo Kirst, na manhã desta quarta-feira, 31, um plano de intenções para revitalização da Praça Getúlio Vargas. O plano é resultado de 47 encontros semanais realizados pela associação que está prestes a completar seu primeiro ano de existência e congrega pessoas de diferentes ocupações, idades e formações.
Membros da entidade com formação nas áreas de engenharia, arquitetura, urbanismo e paisagismo elaboraram uma espécie de plano diretor com intervenções consideradas essenciais para a modernização da praça. Elas vão desde a reforma do chafariz e seu espelho d’água, até a recolocação da Pira da Pátria em seu local de origem. Adequações nos banheiros públicos, construção de um coreto, ampliação do playground com a criação de uma zona de aventura e ajardinamento também fazem parte do projeto.
As ideias elencadas no plano baseiam-se em soluções pouco sofisticadas, que propiciam durabilidade, uso intenso e pouca manutenção. “Nossas intervenções são simples, queremos começar com o básico, o mínimo, nada de ostentação, para que a praça retome a dignidade e a importância que sempre teve na malha urbana de Santa Cruz”, observou o publicitário Ricardo Richtter, que junto com o colega Marino Klein detalhou o plano.
Publicidade
Ao final da explanação, no Salão Nobre do Palacinho, o prefeito Telmo Kirst se disse encantado com as sugestões apresentadas pelo grupo e deu o aval para que a entidade elabore os projetos executivos e apresente uma estimativa dos custos para cada intervenção. A partir disso a prefeitura poderá se habilitar a um financiamento de melhorias em infraestrutura urbana. “Estou impressionado, achei lindo, realmente é um trabalho de mérito. De fato os espaços poderiam ser melhor aproveitados, essa é uma das praças mais bonitas do Estado”, disse ele, que ainda foi agraciado com um certificado de CA, que significa companheiro e amigo da praça.