Uma das tradições mais conhecidas desta época do ano vem mobilizando um grupo de tradicionalistas integrantes do CTG Lanceiros de Santa Cruz: o Terno de Reis. As atividades que tiveram início no dia 26 de dezembro seguem até a próxima sexta-feira, 6, quando é comemorado o Dia de Reis.Munidos de gaita, violão, pandeiro e reco-reco, os integrantes do grupo começaram as visitas pelo Bairro Schulz e arredores do CTG. Depois, foram ampliando a área para chegar a todos os bairros do município.
Segundo os responsáveis, a iniciativa precisou ser adaptada nos últimos dois anos por conta da pandemia de Covid-19. Desde a primeira apresentação, o grupo composto por 10 pessoas se reúne em frente ao CTG, sendo acolhido em pelo menos 12 casas por noite. Quando é possível, também visita casas geriátricas do município e a Associação de Auxílio aos Necessitados (Asan). Para facilitar a logística, utiliza uma van e organiza uma agenda com os pedidos de visitas.
LEIA TAMBÉM: Sthephane: de musicista iniciante a maestrina
Publicidade
Por onde passam, os voluntários levam música, animação e uma mensagem de amor, paz, prosperidade, saúde e harmonia para o ano que está começando. A tradição faz referência à jornada dos três reis magos, que foram ao encontro do Menino Jesus depois do nascimento dele. Algumas pessoas presenteiam os integrantes pela cantoria e a ajuda financeira arrecadada é revertida para benfeitorias na entidade, conforme a coordenadora do grupo do CTG Lanceiros, Leila Figueiredo.
“Nós usamos principalmente na área da cozinha, com a questão de louças, panelas e outros equipamentos. Alguns nos dão também verdadeiros banquetes, com comidas e bebidas”, relata. Leila fala também sobre algumas crenças das pessoas que recebem o Terno de Reis. “As pessoas acreditam que a visita traz muita prosperidade, harmonia e união na família. Tem algumas que pedem para nós entrarmos na casa e cantarmos, também tem outros casos de pessoas doentes que renovaram sua saúde ouvindo as canções”, conta.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz abre processo seletivo para vários cargos
Publicidade
Inspirados pela tradição do Terno de Reis, alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental do Espaço Educacional Brincar e Criar, do Bairro São João, realizaram visitas aos vizinhos da escola nos dias 12 e 13 de dezembro do ano passado. A atividade foi proposta pela diretora, Patrícia Pellenz, a partir das lembranças de infância. “Começamos a nos organizar com instrumentos recicláveis, ensaiar a música e depois apresentamos às pessoas que visitamos nas casas. Alguns alunos desconheciam a prática, mas houve um grande interesse logo que propomos.”
Cerca de 40 estudantes visitaram as casas. “Os vizinhos se surpreenderam, pediram para fazer registros com os alunos. Foi um momento de resgate de um sentimento lindo.” Além da apresentação, as crianças entregaram uma lembrança aos que prestigiaram o momento. “Foi um pouco adaptado, pois decidimos levar presentes à comunidade em que estamos inseridos, era um agrado para eles. Entregamos um docinho como lembrança, ao invés de eles darem algo para nós”, afirma Patrícia.
LEIA TAMBÉM: Aposta feita em Santa Cruz acerta quina na Mega da Virada; veja o prêmio
Publicidade
Agora o plano é manter a iniciativa em 2023. “A alegria deles foi muito grande. Nada paga o sentimento de dever cumprido por ter levado isso à comunidade e às próprias crianças”, declara.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.