Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

FIM DE ANO

Apresentações artísticas levam emoção a Rio Pardinho

Foto: Francisco Frantz

Vindo de Caxias do Sul, Grupo New Orleans foi a surpresa do evento e proporcionou um momento de integração entre o público

As crianças e os adolescentes do Centro Integrado Entre Gerações (Cieg) foram os protagonistas de uma manhã especial no último sábado, 14. Execução de músicas com diversos instrumentos, esquetes teatrais e apresentações de danças tradicionais representaram a união e resiliência da turma do Cieg no fechamento do desafiante ano no qual a grande enchente atingiu a população.

As apresentações no palco do Espaço Cultural e de Cidadania Rio Pardinho começaram com os dançarinos das invernadas artísticas do Cieg mostrando o que aprenderam na oficina de Danças Folclóricas. Em seguida, exibições com a temática Grandes sucessos do cinema integraram as oficinas de Música, Artes Cênicas e Artes Digitais.

LEIA TAMBÉM: Câmara realiza penúltima sessão do ano nesta segunda-feira

Publicidade

Com um pot-pourri executado pela Banda do Cieg, houve encenações de personagens de filmes como Missão Impossível, Rocky III, Os Caça-Fantasmas, La Casa de Papel, Crepúsculo e O Rei Leão.

Como surpresa do dia, o Quarteto New Orleans, de Caxias do Sul, chegou e fez um espetáculo. Com seus instrumentos de sopro e percussão, os músicos foram de clássicos populares e natalinos ao jazz, proporcionando descontração e interação com o público. A presença do New Orleans foi uma promoção do Projeto Rio Pardinho, realização da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Universal Leaf Tabacos, apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul e produção do Cieg e Skené Projetos Culturais.

LEIA TAMBÉM: Rota de Santa Maria deve protocolar nesta segunda estudo de novo traçado para as Curvas de Pinheiral

Publicidade

O evento teve a presença do diretor Administrativo da Universal Leaf Tabacos, Leonardo Augusto Flesch; da gerente de Assuntos Corporativos e Regulatórios, Miqueline Maske; de Suzane e João Tolotti, do Charrua Hotel, empresa parceira do Cieg; e do diretor da escola Christiano J. Smidt, Elias Mayer; entre outras lideranças da comunidade e familiares.

Miqueline disse que as ações do Programa Universal Leaf Cidadão visam contribuir para a erradicação do trabalho infantil, mantendo as crianças em ambiente seguro e de aprendizagem no contraturno escolar. “O ano de 2024 não foi fácil para a comunidade de Rio Pardinho”, disse, lembrando das dificuldades enfrentadas pelas famílias em função das fortes chuvas. “Mas tivemos um período de retomada e superação. O resultado pode ser acompanhado nas apresentações, com as crianças demonstrando o que aprenderam ao longo do ano, com todo carinho e dedicação, demonstrando o que têm de melhor.”

LEIA TAMBÉM: Horário especial no comércio começa com movimento tímido

Publicidade

Suzane Tolotti, presidente do Cieg, agradeceu às famílias participantes. “Vocês são pilares fundamentais para o impacto positivo que o projeto tem alcançado na comunidade”, afirmou. Para as crianças e adolescentes, ela salientou a importância da iniciativa. “Vocês são a fonte da nossa motivação e inspiração para continuarmos esse projeto, alcançando algo verdadeiro, especial e transformador”, ressaltou Suzane. “Que possamos continuar caminhando lado a lado e contando com o apoio de cada um rumo a novos e emocionantes desafios que nos permitam ampliar ainda mais o impacto positivo na vida de todos os envolvidos.”

Crianças podem participar de oficinas e projetos

O Cieg atende 60 crianças e adolescentes com diversas oficinas, além dos Projetos Pirâmide Alimentar (com oferta de café da manhã, almoço e lanche), Craques da Bola (da Prefeitura de Santa Cruz do Sul) e Celebrar (patrocinado pelo Charrua Hotel). A gestão das atividades fica a cargo do Programa Universal Leaf Cidadão, que também organiza celebrações em datas festivas, passeios e participação em eventos da comunidade. As ações têm o objetivo de prevenir o trabalho infantil e fortalecer a cidadania de crianças e adolescentes do meio rural.

LEIA TAMBÉM: Escolinhas tiveram ajuda de R$ 1,5 milhão em 2024

Publicidade

Para saber

Destaques premiados
A cada ano, o Cieg premia os seus alunos destaques, conforme avaliações mensais nas oficinas de Música, Dança, Artes Digitais, Craques da Bola, Pirâmide Alimentar e Atividades Pedagógicas. Em 2024, receberam o troféu de Aluno Destaque Gabrielly dos Anjos Moraes, Isabel Tais Breunig e Bruna Inês dos Santos Back.

Alunos que foram destaque durante o ano receberam os troféus na comemoração

Jovens aprendizes

Os adolescentes que encerram seu ciclo no Cieg juntamente com o término do Ensino Fundamental têm a oportunidade de contratação como jovens aprendizes. Para isso, são avaliados em aspectos como frequência, pontualidade, participação nas atividades, disciplina e colaboração com os colegas e com os profissionais. Em 2025, Bernardo de Barros, Bruna Inês dos Santos Back, Gabriel Preuss Henn, Mateus Henrique Ramm e Matias Miguel Ramm serão contratados pela Universal Leaf de acordo com a Lei da Aprendizagem, para que façam curso técnico no Centro de Formação Profissional do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Santa Cruz do Sul.

Adolescentes terão a oportunidade de fazer curso profissionalizante como jovens aprendizes

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.