As crianças e os adolescentes do Centro Integrado Entre Gerações (Cieg) foram os protagonistas de uma manhã especial no último sábado, 14. Execução de músicas com diversos instrumentos, esquetes teatrais e apresentações de danças tradicionais representaram a união e resiliência da turma do Cieg no fechamento do desafiante ano no qual a grande enchente atingiu a população.
As apresentações no palco do Espaço Cultural e de Cidadania Rio Pardinho começaram com os dançarinos das invernadas artísticas do Cieg mostrando o que aprenderam na oficina de Danças Folclóricas. Em seguida, exibições com a temática Grandes sucessos do cinema integraram as oficinas de Música, Artes Cênicas e Artes Digitais.
LEIA TAMBÉM: Câmara realiza penúltima sessão do ano nesta segunda-feira
Publicidade
Com um pot-pourri executado pela Banda do Cieg, houve encenações de personagens de filmes como Missão Impossível, Rocky III, Os Caça-Fantasmas, La Casa de Papel, Crepúsculo e O Rei Leão.
Como surpresa do dia, o Quarteto New Orleans, de Caxias do Sul, chegou e fez um espetáculo. Com seus instrumentos de sopro e percussão, os músicos foram de clássicos populares e natalinos ao jazz, proporcionando descontração e interação com o público. A presença do New Orleans foi uma promoção do Projeto Rio Pardinho, realização da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Universal Leaf Tabacos, apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul e produção do Cieg e Skené Projetos Culturais.
LEIA TAMBÉM: Rota de Santa Maria deve protocolar nesta segunda estudo de novo traçado para as Curvas de Pinheiral
Publicidade
O evento teve a presença do diretor Administrativo da Universal Leaf Tabacos, Leonardo Augusto Flesch; da gerente de Assuntos Corporativos e Regulatórios, Miqueline Maske; de Suzane e João Tolotti, do Charrua Hotel, empresa parceira do Cieg; e do diretor da escola Christiano J. Smidt, Elias Mayer; entre outras lideranças da comunidade e familiares.
Miqueline disse que as ações do Programa Universal Leaf Cidadão visam contribuir para a erradicação do trabalho infantil, mantendo as crianças em ambiente seguro e de aprendizagem no contraturno escolar. “O ano de 2024 não foi fácil para a comunidade de Rio Pardinho”, disse, lembrando das dificuldades enfrentadas pelas famílias em função das fortes chuvas. “Mas tivemos um período de retomada e superação. O resultado pode ser acompanhado nas apresentações, com as crianças demonstrando o que aprenderam ao longo do ano, com todo carinho e dedicação, demonstrando o que têm de melhor.”
LEIA TAMBÉM: Horário especial no comércio começa com movimento tímido
Publicidade
Suzane Tolotti, presidente do Cieg, agradeceu às famílias participantes. “Vocês são pilares fundamentais para o impacto positivo que o projeto tem alcançado na comunidade”, afirmou. Para as crianças e adolescentes, ela salientou a importância da iniciativa. “Vocês são a fonte da nossa motivação e inspiração para continuarmos esse projeto, alcançando algo verdadeiro, especial e transformador”, ressaltou Suzane. “Que possamos continuar caminhando lado a lado e contando com o apoio de cada um rumo a novos e emocionantes desafios que nos permitam ampliar ainda mais o impacto positivo na vida de todos os envolvidos.”
Crianças podem participar de oficinas e projetos
O Cieg atende 60 crianças e adolescentes com diversas oficinas, além dos Projetos Pirâmide Alimentar (com oferta de café da manhã, almoço e lanche), Craques da Bola (da Prefeitura de Santa Cruz do Sul) e Celebrar (patrocinado pelo Charrua Hotel). A gestão das atividades fica a cargo do Programa Universal Leaf Cidadão, que também organiza celebrações em datas festivas, passeios e participação em eventos da comunidade. As ações têm o objetivo de prevenir o trabalho infantil e fortalecer a cidadania de crianças e adolescentes do meio rural.
LEIA TAMBÉM: Escolinhas tiveram ajuda de R$ 1,5 milhão em 2024
Publicidade
Para saber
Destaques premiados
A cada ano, o Cieg premia os seus alunos destaques, conforme avaliações mensais nas oficinas de Música, Dança, Artes Digitais, Craques da Bola, Pirâmide Alimentar e Atividades Pedagógicas. Em 2024, receberam o troféu de Aluno Destaque Gabrielly dos Anjos Moraes, Isabel Tais Breunig e Bruna Inês dos Santos Back.
Jovens aprendizes
Os adolescentes que encerram seu ciclo no Cieg juntamente com o término do Ensino Fundamental têm a oportunidade de contratação como jovens aprendizes. Para isso, são avaliados em aspectos como frequência, pontualidade, participação nas atividades, disciplina e colaboração com os colegas e com os profissionais. Em 2025, Bernardo de Barros, Bruna Inês dos Santos Back, Gabriel Preuss Henn, Mateus Henrique Ramm e Matias Miguel Ramm serão contratados pela Universal Leaf de acordo com a Lei da Aprendizagem, para que façam curso técnico no Centro de Formação Profissional do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Santa Cruz do Sul.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade